Crítica do filme O Homem nas Trevas

Prenda a respiração ou morra

por
Thiago Moura

30 de Agosto de 2016
Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Opinião

O Homem nas Trevas” é uma surpresa bem agradável para os fãs de terror. Apesar do título cafona (no original é Don’t Breathe, muito mais condizente com o filme), não espere nada sobrenatural. Somos apresentados a uma realidade pesada e dura, e em determinado ponto do filme, quase pós-apocalíptica.

O responsável por esse thriller de tirar o fôlego é Fede Alvarez, diretor que conquistou o público com o remake brutal "A Morte do Demônio" (Evil Dead, no original). Mas ao contrário desse, a violência se sustenta em um roteiro instigante, e que deixando alguns pequenos furos de lado é bem convincente, mas obviamente tudo é para criar a ambientação necessária para a história ser desenvolvida.

Tentarei não dar nenhum spoiler nessa crítica, pois metade da graça está nos eventos que ocorrem dentro da casa do Homem Cego. Mas adianto que durante o filme a tensão é constante e crescente, sem alívio cômico e repleto de momentos totalmente desesperadores.

Respire fundo

A premissa do filme é bastante simples, mas é visível o cunho social por trás de todos os eventos. Na cidade de Detroit, Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minnette) e Money (Daniel Zovatto), levam a vida invadindo casas de pessoas mais afortunadas.

Alex é o responsável por desativar os sistemas de segurança, e essa é uma tarefa fácil pois seu pai trabalha com proteção domiciliar e tem acesso a todas as chaves das casas. Então vemos os três amigos invadindo e pegando objetos de valor para revender, mas como não é muito fácil vender itens roubados de grande valor nas ruas, eles precisam de uma nova estratégia.

DontBreatheTrio.0 2eba5

Rocky é uma delinquente adolescente que vive com os pais negligentes, ela promete a sua irmã mais nova que vai se mudar para outra cidade e levá-la junto. Buscando a quantidade certa de dinheiro para fugir, seu namorado, Money, convence-a a invadir a casa de um homem cego, que supostamente tem um cofre no porão, para um último golpe que vai mudar a vida de todos.

Alex é contra roubar dinheiro, mas aceita participar porque é apaixonado por Rocky, e essa é a motivação mais fraca do filme. Logo nos primeiros momentos dentro da casa, eles descobrem que o cego não é tão impotente quanto parece, e a tensão começa e não para até o fim do filme.

Quando as luzes se apagam, somos todos iguais

A casa é bem característica de filmes de terror, com madeira rangendo e cheia de perigos em potencial, além de ser localizada em um bairro abandonado e bem afastado da civilização, dando um aspecto pós-apocaliptico que corrobora com a tensão e as chances de alguém intervir são nulas.

É interessante notar também que esse é um filme de terror sem uma bússola moral, pois os protagonistas estão longe de serem heróis, apesar de receberem um castigo muito mais cruel do que mereciam. E o vilão não é necessariamente mau, apesar de suas ações parecerem realmente inhumanas.

DB 05 6e71a

Os diálogos são quase inexistentes na maior parte do filme, e quando algo é finalmente dito, serve apenas para te deixar mais aterrorizado, o que é bem interessante. Novamente, vou omitir os detalhes para evitar os spoilers, mas Stephen Lang fez um excelente trabalho como O Homem Cego, assim como Jane Levy, a única que realmente parece ter motivações reais para estar ali.

Os sons, ou a ausência de ruídos, são praticamente um personagem a parte dentro da trama, e o título Don’t Breathe (Não Respire) se justifica em diversos momentos chave. Os momentos de silêncio são tensos e a expectativa por um susto é grande, e mesmo esses elementos óbvios de filmes desse gênero são usados de uma forma bem interessante.

Por fim, “O Homem nas Trevas” é menos sustos e mais suspense, com um subtexto de cunho social e uma analogia bem descarada de justiça cega, uma aposta bem interessante dentro das ondas de remakes e sequências que invadem os cinemas nos últimos tempos.

Fonte das imagens: Divulgação/Sony Pictures

O Homem Nas Trevas

Alguns conhecem as sombras melhor do que outros...

Diretor: Fede Alvarez
Duração: 88 min
Estreia: 8 / Set / 2016
Thiago Moura

Curto as parada massa.