log in
 
Podcafé 204: Por que o brasileiro não gosta de filmes estrangeiros?
Fonte da imagem: Divulgação/

Alguns dias atrás eu publiquei a crítica do filme "Albatroz" aqui no Café com Filme e comentei sobre a mania que o brasileiro tem de menosprezar os filmes feitos aqui (como este filme brasileiro que tem muitas ideias boas). Todavia, antes de publicar o texto, nossa equipe havia gravado um episódio do Podcafé (este que você vai dar o play logo abaixo), em que a gente comentou sobre a preguiça que temos de ver coisas diferentes.

E isto é uma máxima que fica bem evidente quando vemos o abismo que existe nos números de bilheteria ao comparar filmes europeus com americanos. Tirando as já consagradas sagas que possuem uma enorme gama de fãs (tipo "Velozes e Furiosos" ou as gigantescas adaptações da Marvel), falando de títulos únicos, sejam dramas, suspenses ou outros tantos, as pessoas simplesmente preferem filmes americanos.

Mas, afinal de contas, qual a razão para permanecermos vendo as mesmas coisas? Será que o elenco é a única coisa que importa? Será que só gostamos do mesmo tipo de direção sempre? O mais curioso ao propor este tipo de debate é que se observarmos bem, há vários exemplos de filmes estrangeiros que acabam sendo "roubados" por produtos americanos para o surgimento de remakes.

Temos aí Vanilla Sky, Oldboy, Millennium e outras tantas obras consagradas no exterior que só chegam para o grande público brasileiro quando contam com estrelas americanas. No entanto, em muitos casos, as obras originais são melhores (e falando em todos os sentidos) do que as versões de Hollywood.

abrelosojos bf0e8

Da mesma forma, não necessariamente os diretores americanos são inigualáveis e insuperáveis, tanto que temos filmes como "Gravidade", que é dirigido por um cineasta mexicano. Afinal, seria preconceito de nossa parte? Como os americanos enxergam filmes estrangeiros?

Enfim, há muito para conversar e vale a pena você dar o play para ouvir o que temos a falar sobre o assunto. Então, dá o play!

Agora, conta para gente, você costuma ver filmes de outros países? Ou você só gosta de filmes americanas? Aproveita nossa área de comentários e dá sua opinião. Obrigado pela sintonia e até o próximo episódio.

m cafe 5407e

Você também pode ouvir (e baixar) o Podcafé pelo nosso App para Android.

Ou então adicione o link do nosso feed RSS em seu app.

    Créditos

  • Com a participação de Fábio Jordão, Lu Belin, Carlos Augusto Ferraro
  • Editado por Thiago Moura
  • Texto por

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

DICAS DE FILMES SOBRE O TEMA

MAIS PODCAFÉ

COMENTÁRIOS

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.