log in
 
Podcafé 091: O Oscar virou uma premiação pop?
Fonte da imagem: Divulgação/
ap 728x90 data 5463e

Este é um ano inusitado para a mais famos premiação de filmes do mundo. O Oscar mudou muito ao longo de seus mais de 90 anos, sendo que a edição de 2019 trouxe algumas indicações que deixaram o público intrigado com as decisões tomadas pela academia. É por isso que nossa equipe resolveu sentar para debater e falar altas besteiras sobre a 91ª edição do Oscar; e por isto este é o Podcafé de número 091 — e também porque a gente não liga para as regras de numeração.

Bom, voltando ao que importa, neste ano, temos "Pantera Negra" concorrendo na categoria de Melhor Filme, algo inusitado, já que outros tantos títulos de heróis da Marvel e da DC (alguns talvez até mais aclamados por críticos e pelo público) jamais chegaram neste patamar. Além disso, temos o famoso "Filme do Queen" (ou vulgo "Bohemian Rhapsody") na corrida de Melhor Filme, fazendo dupla com outro musical inesperado aqui: "Nasce Uma Estrela".

Tudo isso fez nos perguntar: mas o que está acontecendo com os velhinhos da Academia? Eles caducaram de vez? Será que esta mudança drástica nas indicações do Oscar se deu também pela tal dança das cadeiras dos membros que compõem o quadro de manjadores da Academia? Ou será que o Oscar é o novo MTV Movie Awards em que os filmes pop vão ganhar cada vez mais destaque?

Além disso, observando bem a lista dos indicados do Oscar na maioria das categorias, é fácil perceber uma enorme semelhança com outras premiações, principalmente com o Globo de Ouro. Temos entre os selecionados, filmes como "Infiltrado na Klan", "Green Book - O Guia", "A Favorita" e "Vice" (este último que obviamente vai ficar em segundo lugar). E isso sem falar em "Roma", um filme da Netflix que está concorrendo em 10 categorias! Simplesmente inimaginável e até bem polêmico para muita gente.

romaoscar2019 1b3b0

E aí a gente fica pensando se o Oscar não passou a ser apenas um repeteco de outros importantes eventos, que já não consegue mais se destacar, tanto pelas inúmeras polêmicas de outros verões (em que os caras davam 12 estatuetas pra um único título) quanto pela falta de uma seleção prévia que realmente consiga surpreender o público positivamente.

Embarque conosco neste papo, em que falamos sobre os filmes indicados na maioria das categorias, os atores e atrizes do ano, e até mesmo sobre os filmes que deram zebra, como "O Primeiro Homem" — que mesmo sendo patriota não aparece em quase nenhuma categoria — e "O Retorno de Mary Poppins" (que curiosamente não ganhou quase nada de destaque, mesmo sendo uma produção claramente com cara de Oscar).

Enfim, estas e outras tantas questões estão neste episódio polêmico. Dá o play!

Então, o que você achou dos indicados do Oscar? Quais são suas apostas nas principais categorias? Conta pra gente no campo de comentários e fique ligado que faremos a cobertura completa do evento no dia 24 de fevereiro. Obrigado pela sintonia e até lá :)

m cafe 5407e

Você também pode ouvir (e baixar) o Podcafé pelo nosso App para Android.

Ou então adicione o link do nosso feed RSS em seu app.

    Créditos

  • Com a participação de Fábio Jordão, Lu Belin, Carlos Augusto Ferraro
  • Editado por Thiago Moura
  • Texto por

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

DICAS DE FILMES SOBRE O TEMA

MAIS PODCAFÉ

COMENTÁRIOS

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.