log in
 
Podcafé 206: Presente e futuro do cinema brasileiro
Fonte da imagem: Divulgação/
aa728x90 40e87

Em 2017, o Brasil bateu recorde de filmes nacionais exibidos em salas de cinema. Foram 160 longas-metragem, dos quais 91 eram de ficção, 62 eram documentários e sete animações. Foram 17, 36 milhões de ingressos vendidos, de acordo com o Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro, publicado pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual.

Frente ao volume gerado pelos filmes estrangeiros, é claro, esse número parece pouco: no mesmo ano, 181,23 milhões de ingressos foram vendidos em território nacional para produções feitas em outros países.

E, por mais que esse número corresponda a uma baixa porcentagem, a produção nacional vinha caminhando em um belo caminho de incentivo à cultura nacional e às produções locais – com um impacto que o público, em geral, não consegue dimensionar. De acordo com dados do IBGE, a indústria do cinema e do audiovisual no Brasil movimenta R$ 44 bilhões em faturamento por ano, gerando cerca de R$ 25 bilhões em valor adicionado e empregando cerca de 335 mil pessoas. Muita coisa, não é?

autodacompadecida 167f2

Tudo isso pode ser diretamente impactado por algumas mudanças que podem acontecer nos formatos de financiamento da cultura brasileira – não somente com a Lei Rouanet, já que esta acaba beneficiando mais outros mercados culturais, como o teatro e a música, por exemplo, mas também com cortes de verbas locais.

Nesta edição do Podcafé, a gente fala um pouco sobre o momento do Mercado Audiovisual Brasileiro (sobre o qual você encontra alguns dados por aqui), sobre as mudanças que os filmes nacionais vêm sofrendo tanto em termos de linguagem cinematográfica, quanto de estilo e gênero, mas também, de qualidade.

E, claro, trazemos as boas e velhas indicações de títulos com aquele belo pitaco que você não pediu, mas a gente dá mesmo assim!

Dá o play e vem com a gente!

Se animou em conferir algumas obras do cinema nacional? Se liga então nessa lista de filmes brasileiros para ninguém botar defeito!

m cafe 5407e

Você também pode ouvir (e baixar) o Podcafé pelo nosso App para Android.

Ou então adicione o link do nosso feed RSS em seu app.

    Créditos

  • Com a participação de Fábio Jordão, Lu Belin, Carlos Augusto Ferraro, Nicole Lopes
  • Editado por Thiago Moura
  • Texto por

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

DICAS DE FILMES SOBRE O TEMA

MAIS PODCAFÉ

COMENTÁRIOS

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.