Compositor lendário de trilhas de faroeste, Ennio Morricone morre aos 91 anos

De acordo com o jornal The New York Times, o compositor Ennio Morricone morreu nesta segunda-feira (06 de julho de 2020) aos 91 anos. A morte foi confirmada por seu advogado Giorgio Assumma, o qual relatou que o maestro foi internado em um hospital em Roma, na semana passada, após sofrer uma queda e ter fraturado o fêmur.

Ennio Morricone foi um compositor italiano responsável por mais de 500 trabalhos sonoros para filmes dos mais variados gêneros, mas certamente sua marca registrada foram os tantos faroestes, muitos categorizados como spaghetti westerns. Entre suas obras mais memoráveis, podemos citar as diversas composições que fez para os filmes de Sergio Leone na década de 1960.

Quem sabe, você nunca tenha ouvido ou lido este nome nos créditos dos filmes, mas as chances de você não conhecer uma das composições deste mestre do áudio cinematográfico são muito remotas. Obras como “Era uma Vez no Oeste”, “Três Homens em Conflito” , “Era uma Vez na América” e “Por uns Dólares a Mais” são alguns dos expoentes de sua carreira.

Curiosamente, em filmes como “Por Um Punhado de Dólares” e “Joe, o Pistoleiro Implacável”, Morricone não foi creditado, uma vez que nesses trabalhos ele usou pseudônimos como Dan Savio e Leo Nichols, respectivamente. Apesar do foco em faroestes, o maestro italiano também produziu trilhas para filmes de terror como “O Enigma de Outro Mundo” e “O Exorcista II: O Herege”.

enniomorricone af8e3

Mesmo com um talento imensurável, Morricone nunca ganhou um Oscar por suas trilhas, mas foi prestigiado com um Oscar Honorário em 2007 por suas contribuições para o cinema mundial. Por outro lado, ele teve mais de 90 indicações e mais de 80 vitórias em diversas premiações ao longo de sua carreira.

Entre seus trabalhos de maior destaque num passado recente, temos a trilha sonora de “Os Oito Odiados” (de Quentin Tarantino), “Lembranças de um Amor Eterno” e “O Melhor Lance” — esses que são dirigidos por Giuseppe Tornatore, cineasta que está produzindo o documentário “Ennio: The Maestro”, uma homenagem que virá em excelente hora.

Ennio Morricone deixará saudades, mas suas obras serão propagadas pela eternidade, como a gaita icônica do tema “The Man with the Harmonica” do filme “Era Uma Vez no Oeste”. Fique agora com uma compilação dos melhores hits do compositor:

Confira também alguns dos filmes com as trilhas de Ennio Morricone:

Tom Cruise reencena trechos de filmes lendários de sua carreira

A estreia do novo longa-metragem estrelado por Tom Cruise, “Jack Reacher: Sem Retorno”, está chegando (nos Estados Unidos é hoje!) e para divulgar o filme o ator participou de uma produção hilária. Ele reencenou, ao lado do apresentador americano James Corden, do The Late Late Show, os principais personagens da carreira.

Com performances engraçadíssimas, os dois fazem piada com cenas de títulos como “Top Gun”, “Missão Impossível”, “Rain Man” e, ao improvisarem uma luta com o justiceiro durão de “Jack Reacher: O Último Tiro”, a dupla anuncia que a saga do personagem continua firme e forte em “Jack Reacher: Sem Retorno”, que chega ao Brasil em 24 de novembro.

Confira o vídeo!

Na sequência, Reacher retorna à base militar que serviu na Virgínia, onde pretende encontrar a comandante local Susan Turner (Cobie Smulders, a Robin, de How I Met Your Mother). Chegando lá, descobre que ela foi presa por traição.

Sabendo que Susan é inocente, ele assume a missão de resgatá-la e descobrir a verdade por trás de uma grande conspiração do governo. Na corrida como fugitivos da lei, Reacher descobre um potencial segredo de seu passado, que poderia mudar a sua vida.

Com direção de Edward Zwick, também estão no elenco: Danika Yarosh, Austin Hébert, Patrick Heusinger, Aldis Hodge, Holt McCallany e Robert Catrini.

Parabéns, Julie Andrews! Conheça um pouco da carreira da premiada atriz

Hoje é dia primeiro de outubro e uma senhora muito distinta está fazendo 81 aninhos. Estamos falando de Julie Andrews, uma das referências do cinema internacional, vencedora de Oscar e intérprete de papeis marcantes.

Por conta disso, o Café com Filme convida você para conhecer mais do trabalho desse ícone. Está preparado? Então, continue lendo!

Quem é Julie Andrews?

Talvez o nome não pareça conhecido logo de início, mas você certamente já ouviu falar sobre o trabalho de Julie Andrews. Vamos começar pelo início: batizada como Julie Elizabeth Well, a atriz nasceu em 1935, na Inglaterra. Seus pais se separaram quando ela tinha apenas quatro anos – época em que ela foi morar com a mãe e o padrasto, de quem herdou o sobrenome Andrews.

Foi o marido de sua mãe que descobriu seu potencial artístico. Começou a trabalhar ainda durante a Segunda Guerra Mundial, se apresentando com a família para as tropas britânicas. O talento musical alçou a ainda garota para os palcos da Broadway, estreando em 1954, na peça “The Boy Friend”.

julieandrews 738e2

Julie continuou se destacando nos palcos de teatro, até que, em 1964, uma peça em que trabalhava teve sucesso o suficiente para atrair a Warner Bros para uma versão cinematográfica. A história em questão era “Minha Bela Dama”, com o papel principal oferecido para Audrey Hepburn, que recusou o trabalho e orientou o presidente da empresa a oferecê-lo para Andrews, a verdadeira estrela do roteiro.

A partir disso, Julie continuou trabalhando no cinema, televisão e teatro, chamando a atenção por conta de sua atenção e prendendo a atenção do mundo. Atualmente, a atriz está semi-aposentada, tendo atuado principalmente com dublagens para animações.

Destaques e prêmios

Julie trabalhou em diversos filmes ao longo de sua carreira, como “Cortina Rasgada” (de Alfred Hitchcock, 1966), “Havaí” (1966), “Positivamente Millie” (1967), entre outros. Contudo, um de seus maiores papéis foi a jovem Maria, de “A Noviça Rebelde” (1965), levando para o reconhecimento mundial em uma época em que a internet não existia para ajudar.

julieandrewsnovicarebelde 314d2

Além de tudo isso, Andrews é uma atriz reconhecida por lotar cinemas e levar um grande público para onde vai. Isso também resultou em grandes prêmios para a artista, como o Oscar por dar vida à Mary Poppins (única atriz a ganhar a estatueta por um filme da Disney), Globos de Ouro e até mesmo uma homenagem da Rainha Elizabeth II (1999) e uma estrela na Calçada da Fama, por conta de toda a carreira da atriz.

Telecine apresenta especial Julie Andrews

Por conta dos 81 anos de Julie Andrews, o Telecine irá realizar um especial com o nome da atriz. Para isso, o canal vai disponibilizar ao público dois títulos marcantes que contaram com a participação da artista: “Cortina Rasgada” e “A Noviça Rebelde”. Os filmes estão disponíveis no Telecine Play.

Matthew McConaughey envelhecido: veja fotos do novo longa-metragem do ator

Quase um ano atrás, a Entertainment Weekly havia divulgado algumas fotos de Matthew McConaughey caracterizado para seu novo trabalho, o longa-metragem “Gold”.

Para interpretar o personagem Kenny Wells, um caçador de tesouros que encontra ouro em uma remota floresta Indonésia, ator teve que “envelhecer”. No novo trailer, recém anunciado, ele aparece careca e teve de aumentar de peso.

Além de Matthew, o filme também traz no elenco Edgar Ramírez e Bryce Dallas Howard e é dirigido por Stephen Gaghan (do indicado ao Oscar Syriana).

Ainda não há data de estreia determinada para o Brasil e nos Estados Unidos a previsão de chegada aos cinemas é para o Natal. Enquanto isso, que tal conferir algumas fotos?

E lá se vai mais uma lenda: morre aos 93 anos o ator Christopher Lee

Para a tristeza geral de Mordor, o ator Christopher Lee, famoso por interpretar o personagem Saruman (nas sagas "O Senhor dos Aneis" e "O Hobbit"), morreu neste último domingo (07 de junho de 2015) devivo a complicações respiratórias.

A notícia tardia se deve ao fato de que sua esposa queria informar primeiramente aos familiares, para então soltar a novidade para a mídia. Lee, que tinha 93 anos quando faleceu, já estava internado há algum tempo e acabou tendo um ataque cardíaco.

O ator que teve uma carreira fantástica (com papéis memoráveis como o Drácula) também era músico e até chegou a lançar CDs com composições próprias de rock.  Aos fãs, fica apenas a saudade e a oportunidade de ver o ator em mais dois filmes: "The 11th" e "Angels in Nothing Hill".

Descanse em paz mestre Lee!

Especial Leonard Nimoy | Um pouco sobre a vida longa e próspera do eterno Spock

Para a tristeza de muitos fãs de Jornada nas Estrelas e dos amantes dos filmes de ficção científica, o lendário ator Leonard Nimoy faleceu ontem (27/02/2015) devido a problemas pulmonares, algo que se deu em decorrência do vício no cigarro.

O ator que inspirou gerações com seu personagem Spock deixa um legado impressionante como ator, diretor, produtor e também roteirista. Nascido em 26 de março de 1931, em Boston, Massachusetts, este astro que percorreu as galáxias viveu uma vida longa e próspera e certamente serviu de inspiração para muitos que cresceram vendo suas lições.

Sobre os últimos anos de Nimoy, só para constar, ele até parou de fumar já fazia muitos anos, mas as consequências permaneceram, o que culminou nesta lamentável situação. O ator chegou até a twittar sobre seu vício, recomendando que as pessoas não fumem, confirmando que fumou, mas que gostaria de nunca ter feito isso.

Bom, deixando de lado essa história triste, estamos aqui para nos lembrar das coisas boas que fizeram o ator chegar ao auge do sucesso e se tornar uma verdadeira lenda. Ele não foi a maior das estrelas, não foi o ator mais expressivo de todos os tempos, mas certamente demonstrou carinho a sua profissão e aos fãs — algo que o coloca em um patamar inalcançável.

spockfringe d2c5d

Sua atuação como Sr. Spock em Jornada nas Estrelas marcou época e repercutiu ao longo das décadas seguintes. A lógica imponente do personagem era implacável, algo que garantiu inclusive o sucesso da série. Aliás, é bom frisar que ele foi o único personagem a aparecer em todos os episódios da série clássica.

Depois de sua longa participação na série Jornada nas Estrelas, a carreria de Nimoy consistiu basicamente de dublagens — em jogos e filmes relacionados a ficção científica — e participações esporádicas em outros longas e séries como o próprio Spock — exceto na série Fringe, em que ele era o Dr. William Bell.

Vale menção especial a sua aparição em Star Trek, do diretor J. J. Abrams, onde ele se apresenta como Spock Prime, um vulcano em uma realidade alternativa que ajuda o novo Spock (Zachary Quinto) em uma aventura inusitada. E, por sinal, sua última aparição na telona foi em Além da Escuridão - Star Trek, no mesmo papel. Abaixo, um dos últimos trabalhos do ator em um comercial para a Volkswagen.

Não se contentando em apenas atuar, Nimoy arriscou assumir a direção de alguns filmes, incluindo Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock e Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa. O último longa-metragem que ele comandou foi Holy Matrimony com Patricia Arquette e Joseph Gordon-Levitt no elenco.

Sentiremos muita falta de Leonard Nimoy, mas temos quase certeza de que ele está em outra dimensão, junto a sua equipe na USS Enterprise, indo onde nenhum homem jamais esteve. E, claro, bem como ele disse em sua última postagem no Twitter:

A vida é como um jardim, em que se pode ter momentos perfeitos, mas eles não podem ser preservados, exceto em nossa memória.

Nimoy foi uma inspiração a muitos e deixará saudades. Que ele descanse em paz.

Vida longa e próspera a todos os fãs!