Lista | Filmes brasileiros recentes que merecem sua atenção!

O mês de junho é considerado como o mês do cinema nacional, uma vez que o dia 19 de junho foi definido como o Dia do Cinema Brasileiro. Em outros anos, alguns cinemas preparavam programações especiais nessa época, trazendo alguns filmes premiados, elogiados pela crítica ou de grande sucesso para o público de volta às telonas.

Contudo, com a pandemia em 2020, a comemoração ficou restrista às plataformas online. A Apple, em parceria com diversas distribuidoras, resolveu separar alguns filmes com preços promocionais para incentivar os espectadores a conhecerem algumas obras mais recentes ou a reverem filmes de sucesso.

É claro que este tipo de ação tem um fundo comercial importante para às distribuidoras numa época em que os cinemas passa por dificuldades de operação, porém o mais interessante é que esta pode ser uma ótima oportunidade para ver filmes que você talvez nem sabia da existência - e por um preço camarada.

mes do cinema nacional brasil promocaoapple 15d1b

Vale notar que, nos aplicativos da Apple, você pode ver as prévias dos filmes. Os títulos com valores promocionais podem ser alugados por R$ 4,90 ou comprados por R$ 9,90 através do iTunes movies ou da Apple TV.

Filmes brasileiros recomendados

Aproveitando o gancho, nós resolvemos trazer algumas listas para relembrar toda a glória do nosso cinema e também para incentivar você a conhecer algumas dessas pérolas. Nesta primeira lista, separamos filmes recentes (que estrearam nos últimos cinco anos) e que se destacaram mundialmente — sendo que temos até obras que participaram de premiações, como "Democracia em Vertigem" que concorreu ao Oscar 2020.

fiilmebrasileirohappyhour 4cfdc

Outros filmes nesta lista foram indicados para o Oscar, mas acabaram não concorrendo. Todavia, o intuito não é apenas indicar obras polêmicas ou aclamadas, sendo que temos abaixo longas dos mais variados gêneros, alguns que talvez passaram despercebidos pelo seu radar, como é o caso da comédia "Happy Hour" e do suspense "Albatroz" (que estavam nos cinemas no ano passado) ou do terror "O Animal Cordial".

Os filmes estão ordenados pela data de estreia, do mais recente para o mais antigo. Confira as sinopses e trailers e aproveite os links para assistir aos seus favoritos nas plataformas online.

Importante: nem todos os filmes listados estão na promoção ou cadastrados na Apple TV.

Em breve, traremos mais listas com obras brasileiras que recomendamos.

Podcafé 014: É o amooor... Que mexe com sua cabeça nos filmes românticos

E a data tão amada pelos românticos de plantão finalmente chegou. Sim, é claro que estamos falando do dia dos namorados, data perfeita pra você pegar um filme com o Mozão e ficar grudadinho aproveitando o "ABC do Amor".

Agora, se por um lado essa data serve para comemorar "Toda forma de Amor", ela também serve para lembrar dos "Encontros e Desencontros". Às vezes, vocêm descobriu recentemente que "Ele não está tão afim de você", mas, depois de um tempo, a gente supera as "Idas e Vindas do Amor".

No fundo, todo mundo gosta de ficar "Embriagado de Amor", afinal é tão bom  perceber que tudo estava "Escrito nas Estrelas" e dizer "Te Amarei para Sempre", não é mesmo? É claro que no meio de tanta "Ressaca de Amor", a gente acaba passando por fases complicadas "Entre Risos e Lágrimas" e até conhece a fundo as "Complicações do Amor", já que é tão complicado encontrar "A Garota Ideal" ou como alguns dizem "Ela".

todaformadeamor f436e

Seja qual for sua história de amor, o importante é embarcar na vibe da paixão e aproveitar o momento, afinal, mesmo que você não goste de romance, esse dia não é apropriado para tristeza ou rancor. Então, embarque com a equipe mais apaixonada da galáxia neste Podcafé especial de namorados, onde comentamos sobre os cliches de Hollywood, os filmes mais queridinhos, os filmes mais polêmicos, as mudanças na abordagem do amor e muito mais!

Sintonize no Podcafé do amor logo abaixo, é só dar o play!

Então, o que você pensa sobre essas tantas comédias românticas? Tá na hora de Hollywood se reinventar?

m cafe 5407e

Tá sem tempo de ouvir o podcast agora? Então, clica no botão aqui embaixo para fazer o download do app do Café com Filme no Google Play, que dá para ouvir os podcasts por lá e até baixar os arquivos ;)

Disponível no Google Play

E lembrando que você pode acompanhar o Podcafé através do seu app favorito, basta usar o link do nosso feed RSS.

Podcafé 042: Nerds unidos, jamais serão vencidos!

Oh, nerds das mais distantes galáxias, uni-vos, pois é hora de sintonizar no novo episódio do Podcafé. Isso mesmo, na próxima quinta-feira, também conhecida como dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha.

É claro que nós, como nerds de alma e coração, jamais poderíamos deixar essa data passar em branco, por isso o mais novo episódio do podcast que você ama e respeita vem para trazer muita piada, histórias e debates sobre alguns desses tantos temas do universo nerd.

Neste Podcafé de número 42 — porque nós não respeitamos a ordem e sabemos que você iria procurar a resposta para a vida, o universo e tudo mais —, a equipe mais viajada da galáxia fala de filmes como "Star Wars", "Star Trek", títulos da Marvel, obras da DC (incluindo o tão aguardado "Mulher Maravilha") e outros tantos ícones da cultura nerd e geek.

Pegue sua toalha, seus fones de ouvido e dê o play!

Diz aí, quais são seus filmes nerds favoritos? Conta pra gente nos comentários!

m cafe 5407e

Tá sem tempo de ouvir o podcast agora? Então, clica no botão aqui embaixo para fazer o download do app do Café com Filme no Google Play, que dá para ouvir os podcasts por lá e até baixar os arquivos ;)

Disponível no Google Play

E lembrando que você pode acompanhar o Podcafé através do seu app favorito, basta usar o link do nosso feed RSS.

Podcafé 010: Mama, Mia! Respeita que é o podcast das mamães!

Criançada, é hora de pausar as brincadeiras e ouvir bem o que estamos dizendo aqui... ou a chinela vai cantar. Brinks, é hora de mais um episódio do Podcafé, com muita cantiga, gincana e uma bela homenagem para as mamães de todo o Brasil.

Isto mesmo, o segundo domingo de maio (nada a ver essa data, tinha que ser um dia fixo, né?) tá aí, o que significa que é hora de dar aquele abraço na sua mãe e ouvir esse gostoso episódio com uma seleção de filmes que marcaram nossas vidas com as mamães mais queridas do cinema — e algumas nem tanto.

Neste Podcafé de número 10, porque as mamães são 10 (e porque a gente não respeita a ordem mesmo), a gente comenta sobre os diferentes tipos de papéis de mães no cinema. Tem a mãe mais jovem de "Perfeira é a Mãe", mãe mais vingativa como a de "Olho por Olho", a mãe que nem é mãe (como a de "Tallulah"), a mãe que não esperava ser mãe no "Juno", a mãe medonha de "Boa Noite, Mamãe!" e outras tantas.

Agora chega de papo e é bom você dar o play logo ou em casa a gente conversa de pertinho!

Diz aí, que filmes você gosta de ver com a sua mãe? E qual é sua mãe favorita do cinema? Conta pra gente nos comentários!

m cafe 5407e

Tá sem tempo de ouvir o podcast agora? Então, clica no botão aqui embaixo para fazer o download do app do Café com Filme no Google Play, que dá para ouvir os podcasts por lá e até baixar os arquivos ;)

Disponível no Google Play

E lembrando que você pode acompanhar o Podcafé através do seu app favorito, basta usar o link do nosso feed RSS.

Especial de Natal | Bons Filmes pra curtir nesta data festiva

E a data mais alegre do ano finalmente chegou. Ao longo do último mês, você provavelmente focou nos preparativos, planejou uma bela decoração, saiu comprar presentes, buscou receitas de pratos especiais para a ceia de Natal e, claro, separou um tempo para pensar nos convidados que vão deixar sua casa mais alegre.

Tudo isso é muito legal e faz parte do ritual, mas agora é hora de reunir a família, de aproveitar cada minuto desta dia especial para aguardar a chegada do bom velhinho. E nada melhor do que bons filmes para curtir na véspera e também na grande data.

Existem muitos filmes que usam o Natal como tema central. Alguns focam mais na parte religiosa, outros partem para a fantasia do Papai Noel e das desventuras desta data comemorativa. Para deixar seu Natal mais alegre, nós separamos uma lista de longa-metragens para você entrar no clima e curtir com a família, com seu amor ou com os amigos.

Os filmes que separamos fogem um pouco do óbvio, mas sempre trazem alguma coisinha mágica relacionada a esta data. Agora, chega de papo, coloque sua touquinha e venha se divertir com nossas sugestões!

As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa

por Fábio Jordão

cronicasdenarnia 3775b

A série literária "As Crônicas de Nárnia" já tem aí mais de seis décadas de existência, tempo em que C. S. Lewis conquistou a imaginação de crianças pelo mundo todo. A obra que deu início a tudo recebeu sua adaptação cinematográfica lá em 2005, quando tivemos a oportunidade de adentrar ao espelho e conhecer as terras habitadas por criaturas incríveis.

Apesar de não ser exatamente um filme sobre Natal, o título protagonizado por quatro crianças que rumam à Nárnia e descobrem seu destino neste local encantado apresenta um clima bem característico, onde a neve toma conta de tudo. Ainda que este não seja bem o conceito natalino aqui no Brasil, a neve marca a época em diversos lugares do planeta.

Todavia, não é só isso que lembra o Natal neste filme. A história se passa neste período e há cenas específicas, com direito à decoração e tudo, para lembrar da festividade. O melhor é que há um personagem especial lá em Nárnia: o próprio Papai Noel. Pois é, durante suas adançans, as crianças acabam trombando com o bom velhinho e trocam algumas ideias.

Escrito nas Estrelas (2001)

por Lu Belin

escritonasestrelas 44704

Estão rolando soltos os filmes com temas pesados, tensos, complexos. Necessários, eu sei. Mas por que não escolher para esse Natal um romance um pouco mais leve e sem grandes reflexões? "Escrito nas Estrelas" (não, não é a novela da Globo), é um filme lançado pela Miramax em 2001 e que traz um plot super amorzinho de verão. Sara e Jonathan não se conhecem, mas ambos estão em uma concorrida loja de departamentos buscando uma luva para encarar o gelado natal novaiorquino.

Eles acabam pegando o último par juntos e disputam as luvas, mas como a conexão é muita, acabam saindo da loja juntos e passando uma noitinha juntos, curtindo as atrações natalinas da cidade mais iluminada do mundo nessa época do ano. Só que a Sara decide que não pode continuar com o cara que ela acabou de conhecer (Poxa, Sara!), e decide deixar o destino e a sorte decidirem se ela vai ficar com ele ou não. Bem, não dá muito certo e eles se desencontram, dando início à trama central do filme.

Obviamente previsível, mas muito divertido e bonitinho ver o John Cusak correndo atrás da Kate Beckinsale. E com o plus de ser um retrato bem bonito da cidade norte-americana nessa época do ano.

Fugindo para a Casa da Vovó

por Lu Belin

fugindoparacasadavovo 9a550

É até difícil pensar em filme de Natal e não pensar em aventuras infantis, talvez esse seja o legado Esqueceram de Mim para as nossas vidas. Mas tem muitas outras crianças que enfrentaram desafios nessa festa mágica do Papai Noel - seja pra ajudar o bom velhinho a entregar os presentes, seja para encontrar a família.

No caso de "Fugindo para a casa da vovó", são as gêmeas Olsen que entram em ação, mas o objetivo não é necessariamente encontrar os pais. Elas decidem que sua mãe está muito cansada e que a culpa é do tanto de trabalho que as duas dão. E aí, pra isso, têm a brilhante ideia de arrumar as malas e deixar a mãe curtir o Natal sozinha, sem elas - e sequer avisam a coitada.

Depois de descobrir o endereço da avó, elas partem para uma viagem interestadual a caminho da casa da avó. O problema é que duas menininhas inocentes viajando sozinhas e sem autorização é algo que chama atenção, e elas vão acabar caindo nas mãos de uma dupla de vigaristas mal intencionados.

Mas de dirigir um trenó a ganhar na loteria, as pequenas vão encarar de tudo um pouco para chegar ao seu destino. Na maior vibe sessão da tarde de férias, esse filme é divertidíssimo e uma excelente escolha para o Natal!

O Amor Não Tira Férias

por Fábio Jordão

amornaotiraferias 4f9c7

Natal pode ser sinônimo de festa em família para alguns, mas tem muita gente solteira que prefere dar um tempo pra cabeça e curtir a data de forma diferente. Esse é bem o caso de Iris (Kate Winslet) e Amanda (Cameron Diaz), duas moças que tiveram desilusões amorosas e resolveram buscar a felicidade na época de Natal em outros lugares.

Elas se conheceram online, em um site de "troca de residências", e impulsivamente resolveram fazer um teste durante o Natal. Iris se muda para a casa de Amanda, em Los Angeles, enquanto Amanda vai para Inglaterra, onde mora Iris.

Elas só queriam fugir dessa coisa chamada amor e encontrar paz, mas, como o próprio nome diz, o amor não tira férias. Logo ao chegar aos respectivos destinos, elas encontram a última coisa que queriam: um novo romance. Seria este um presente de Natal? Com tom de comédia, cenas em paisagens com muita neve e uma decoração encatadora, este filme pode ser uma boa pedida pra curtir neste feriado.

Papai Noel às Avessas

por Carlos Augusto Ferraro

papainoelavessas 2649d

Papai Noel às Avessas é sujo, feio e moralmente ofensivo, o que mais você pode querer de um ótimo filme de Natal. Aqui nós não encontramos nenhuma lição de moral, todos os personagens possuem alguma grande falha de caráter e ninguém está a salvo de críticas, e por isso mesmo suas reações são a mais pura manifestação do espírito natalino.

A história do trambiqueiro degenerado que perverte a imagem do bom velhinho para roubar shoppings na noite de Natal, mostra como essa época do ano pode realmente evocar o melhor de cada um, não importando o quão “malcriado” você é.

Uma Noite de Fúria

por Carlos Augusto Ferraro

umanoitedefuria 2d542

Uma Noite de Fúria é excelente em sua imperfeição. Com um elenco recheados de estrelas de segunda categoria da televisão estadunidense, com destaque para a Fran Dresher (The Nanny), Emilie De Ravin (Lost) e Bill Goldberg (o lutador da WWE) o filme acompanha a sanguinolenta história do Papai Noel que nunca foi contada.

O bom velhinho nunca foi santo, na verdade ele é filho do capeta, mas ao perder uma aposta com um anjo ele se viu obrigado a espalhar alegria pelo mundo afora distribuindo presentes para todos durante mil anos. O problema é que a validade da aposta acabou e agora o “Papai Cruel” está de volta e livre para tocar o terror na véspera de Natal.

m cafe 5407e

Bom, esses são alguns filmes que gostamos muito e que trazem a temática do Natal de formas bem diferentes, mas é claro que tem dezenas de outros bons filmes, incluindo aí clássicos como Esqueceram de Mim, Grinch, Um Duende em Nova York, Meu Papai é Noel, O Expresso Polar e outros tantos.

Se você quiser, tem outra lista recheada de boas dicas de filmes de Natal aqui no Café, clica aqui pra ver ;)

Agora, conta pra gente, qual é seu filme favorito de Natal?

Dia das Crianças: resgatamos os filmes que marcaram nossa infância!

Chegou aquela época deliciosa em que o Facebook ferve com fotos de criancinhas. Mas, além de descobrir como os amigos eram quando pequenos, o Dia das Crianças também nos permite e nos incentiva a lembrar de fatos e momentos que marcaram essa fase tão incrível da vida.

Além de se sentir velho recordar brincadeiras e brinquedos, histórias e pessoas, é claro que a gente também guarda com carinho as músicas, os artistas, seriados, desenhos animados e, obviamente, os filmes que vimos quando éramos jovenzinhos.

Selecionamos os títulos que marcaram a infância da equipe do Café com Filme, que seguem abaixo pra você conhecer a história dessa galera e também considerar como dica de filme pra ver nesse 12 de Outubro!

A Moto Mágica

Sugestão de Lu Belin

dia das crianças motomagica f146e

Imagine poder simplesmente embarcar em uma moto mágica e voadora e fugir de todos os seus problemas de criança? Quando eu era pequena - e achava que tinha várias pendengas pra resolver diariamente -, essa me pareceu uma solução incrível e óbvia para toda a sorte de travessuras. Lembro de ter ficado maravilhada com o filme e de ter obrigado meu pai a locar o mesmo título várias e várias vezes.

Até hoje guardo na memória algumas imagens deste filme, especialmente a vista noturna das luzes dos prédios e casas e os cenários que eu achava magníficos quando o menino Jack Simmons atravessava a cidade voando em sua moto.

Venho de uma cidade pequena e no interior, onde as coisas demoram a chegar, e durante muito tempo "A Moto Mágica" foi o grande destaque da locadora. É um filme com um roteiro bem simples e execução também sem nada de especial, mas que para uma criança fez a imaginação pirar. 

Além disso, marcaram minha infância alguns clássicos da Sessão da Tarde e alguns dos destaques da programação da extinta Rede Manchete, como por exemplo o filme e o seriado Patrine, que contava a história de uma heroína japonesa - uma espécie de Jaspion  mulher e que eu adorava porque, bem, não era exatamente comum termos referenciais femininos nessa área, né. 

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Sugestão de Rafael Gazzarrini

dia das crianças harrypotter 82a13

Quando eu tinha sete anos, a minha mãe perguntou se eu queria começar a ler livros sem figuras. Eu sempre amei ler, então a resposta foi a de que sim — e ela comprou o primeiro volume da saga Harry Potter. Eu gostei demais da história e li sem parar, esperando pelas sequências.

Em meio ao meu aguardo pelo terceiro ou quarto livro da saga, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" saiu no cinema. Foi a primeira vez que notei como o cinema podia ser a tradução de tudo o que eu sempre imaginei, que ele podia dar vida a tudo o que eu sempre gostei.

Também foi nessa época que eu comecei a nutrir um amor platônico pela Emma Watson. Esse amor ainda existe.

O Anticristo (1974)

Sugestão de Carlos Augusto Ferraro 

dia das crianças oanticristo 15b0c

O filme que mais marcou minha infância foi “O Anticristo” (1974). Mas não é bem o que você está pensando. Apesar do filme que mais marcou a minha infância ser um terror italiano sobre possessão demoníaca com algum sangue, insinuações sexuais, sacrilégios e pitadas de emetofilia, as lembranças que tenho são excelentes.

Primeiramente fora temer, devo explicar que tenho uma família grande, são mais de quinze primos e somos todos muito próximos. Além disso, meus pais foram os primeiros da família a comprarem um avançadíssimo videocassete, portanto, as sessões de cinema eram na minha casa.

Foram vários filmes com todo o pessoal lá em casa, mas “O Anticristo” é a memória mais antiga que tenho dessas festas. Era um clima gostoso com todo mundo reunido, brincando, comentando e, é claro, se esbaldando na pipoca e no brigadeiro de panela. 

O filme é uma verdadeira pérola do cine trash italiano.

Na ficha técnica temos nomes como Gianfranco Cleruci, que mais tarde assinaria o roteiro de “Holocausto Canibal”, a atriz Alida Valli de Suspiria (do mestre do giallo Dario Argento), George Coulouris (de Cidadão Kane e Papillon) e trilha sonora de Ennio Morricone! O roteiro é inteligente, recheado de temas psicanalíticos e critica à burguesia, algo próprio do cinema italiano.

É verdade que quando assisti só sabia que tinha uma mulher diaba tocando horror. Lembro bem que não senti medo do filme, claro levei alguns sustos, mas não tive nenhum problema pra dormir no escuro, pois o clima das sessões era sempre de festa, independente do filme. 

Até hoje sou um fã ardoroso de filmes de terror, especialmente aqueles gore bem trash, e não tenho dúvida que essa memória saudosista de assistir “O Anticristo” em um ambiente tão gostoso contribuiu para isso.

Pagemaster - O Mestre da Fantasia

Sugestão de Fábio Jordan

dia das crianças pagemaster c656c

Eu não sei vocês, mas eu era muito fã do Macaulay Culkin quando era criança. O rapazinho que interpretou o Riquinho e protagonizou o famoso Esqueceram de Mim fez uma penca de outros filmes divertidos. Muita coisa nem passou aqui, mas ainda me lembro do fantástico "Pagemaster - O Mestre da Fantasia", um longa-metragem que misturava live-action e animação.

Nesta fantástica (e já uso o adjevito aqui porque o filme é realmente genial, ainda mais para a época de produção) aventura, o jovem Culkin era Richard Tyler, um garotinho medroso que resolve fugir de uma tempestade e se esconde na biblioteca. Lá, ele encontra ninguém menos que o Sr. Dewey (Christopher Lloyd), um bibliotecário bem curioso que apresenta ao jovenzinho um livro mágico chamado "Pagemaster".

O que essa obra tem de especial? Bom, basicamente ele faz os leitores realmente mergulharem num mundo de literatura. O pequeno Richard é levado para o mundo do livro, sendo transformado em desenho e explorando um novo mundo cheio de diversão e perigos. Este é um dos filmes mais marcantes da minha infância e recomendo a todos. Ah, e tem também o jogo para Super Nintendo, que faz você viver no papel do garotinho. Recomendado!

Power Rangers:  O Filme (1995)

Sugestão de Edelson Werlish

dia das crianças power rangers 49817

Alguns filmes marcaram minha infância, como "Power Rangers" de 95, que era o longa da série que mais curtia quando criança, e era o ápice da computação gráfica da época, com os Megazords sendo feitos em CGI pela primeira vez. Eu gostava tanto que tinha pedido para a minha mãe gravar numa fita K7. A qualidade era absurdamente horrível e eu amava tudo aquilo.

Outros que tenho que citar: "Jurrasic Park" (óbvio) e "O Último Grande Herói", do Schwarzenegger, ambos de 93, e também "Um Ninja da Pesada", de 97 com o falecido Chris Farley - eram todos meus xodós e davam uma conta grande quando ia na locadora.

Space Jam

Sugestão de Thiago Moura

dia das crianças spacejam f2b84

Eu tinha uns 9 anos e assistia todo tipo de desenhos, às vezes passava o dia todo vendo TV, essa era a forma que eu perdia meu tempo já que na época a internet não era tão acessível.

Eu assisti "Space Jam" maravilhado, o conceito de misturar o mundo "real" com os desenhos animados foi fascinante para mim. Além de ter os diversos personagens carismáticos Looney Tunes, o filme contava com a lenda do basquete Michael Jordan, querendo se aposentar para jogar golfe. É importante dizer que até hoje não gosto de basquete e muito menos golfe, mas o filme me marcou tanto que em determinado ponto eu já tinha decorado as falas. 

 O filme é extremamente divertido, as músicas são empolgantes demais e as atuações não eram importantes pra mim naquela época, então estava feliz pelos personagens animados e todo o conceito do filme.

É tão bom que o site ainda está online!

PS: Lola Bunny cresceu e virou a ❤Natalie Dormer❤, provando que fantasias viram realidade sim!