Especial de Natal

Bons Filmes pra curtir nesta data festiva

por
Fábio Jordan

19 de Dezembro de 2016
Fonte da imagem: Divulgação/
Fonte A+ A A-
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 9 min

E a data mais alegre do ano finalmente chegou. Ao longo do último mês, você provavelmente focou nos preparativos, planejou uma bela decoração, saiu comprar presentes, buscou receitas de pratos especiais para a ceia de Natal e, claro, separou um tempo para pensar nos convidados que vão deixar sua casa mais alegre.

Tudo isso é muito legal e faz parte do ritual, mas agora é hora de reunir a família, de aproveitar cada minuto desta dia especial para aguardar a chegada do bom velhinho. E nada melhor do que bons filmes para curtir na véspera e também na grande data.

Existem muitos filmes que usam o Natal como tema central. Alguns focam mais na parte religiosa, outros partem para a fantasia do Papai Noel e das desventuras desta data comemorativa. Para deixar seu Natal mais alegre, nós separamos uma lista de longa-metragens para você entrar no clima e curtir com a família, com seu amor ou com os amigos.

Os filmes que separamos fogem um pouco do óbvio, mas sempre trazem alguma coisinha mágica relacionada a esta data. Agora, chega de papo, coloque sua touquinha e venha se divertir com nossas sugestões!

As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa

por Fábio Jordão

cronicasdenarnia 3775b

A série literária "As Crônicas de Nárnia" já tem aí mais de seis décadas de existência, tempo em que C. S. Lewis conquistou a imaginação de crianças pelo mundo todo. A obra que deu início a tudo recebeu sua adaptação cinematográfica lá em 2005, quando tivemos a oportunidade de adentrar ao espelho e conhecer as terras habitadas por criaturas incríveis.

Apesar de não ser exatamente um filme sobre Natal, o título protagonizado por quatro crianças que rumam à Nárnia e descobrem seu destino neste local encantado apresenta um clima bem característico, onde a neve toma conta de tudo. Ainda que este não seja bem o conceito natalino aqui no Brasil, a neve marca a época em diversos lugares do planeta.

Todavia, não é só isso que lembra o Natal neste filme. A história se passa neste período e há cenas específicas, com direito à decoração e tudo, para lembrar da festividade. O melhor é que há um personagem especial lá em Nárnia: o próprio Papai Noel. Pois é, durante suas adançans, as crianças acabam trombando com o bom velhinho e trocam algumas ideias.

Escrito nas Estrelas (2001)

por Lu Belin

escritonasestrelas 44704

Estão rolando soltos os filmes com temas pesados, tensos, complexos. Necessários, eu sei. Mas por que não escolher para esse Natal um romance um pouco mais leve e sem grandes reflexões? "Escrito nas Estrelas" (não, não é a novela da Globo), é um filme lançado pela Miramax em 2001 e que traz um plot super amorzinho de verão. Sara e Jonathan não se conhecem, mas ambos estão em uma concorrida loja de departamentos buscando uma luva para encarar o gelado natal novaiorquino.

Eles acabam pegando o último par juntos e disputam as luvas, mas como a conexão é muita, acabam saindo da loja juntos e passando uma noitinha juntos, curtindo as atrações natalinas da cidade mais iluminada do mundo nessa época do ano. Só que a Sara decide que não pode continuar com o cara que ela acabou de conhecer (Poxa, Sara!), e decide deixar o destino e a sorte decidirem se ela vai ficar com ele ou não. Bem, não dá muito certo e eles se desencontram, dando início à trama central do filme.

Obviamente previsível, mas muito divertido e bonitinho ver o John Cusak correndo atrás da Kate Beckinsale. E com o plus de ser um retrato bem bonito da cidade norte-americana nessa época do ano.

Fugindo para a Casa da Vovó

por Lu Belin

fugindoparacasadavovo 9a550

É até difícil pensar em filme de Natal e não pensar em aventuras infantis, talvez esse seja o legado Esqueceram de Mim para as nossas vidas. Mas tem muitas outras crianças que enfrentaram desafios nessa festa mágica do Papai Noel - seja pra ajudar o bom velhinho a entregar os presentes, seja para encontrar a família.

No caso de "Fugindo para a casa da vovó", são as gêmeas Olsen que entram em ação, mas o objetivo não é necessariamente encontrar os pais. Elas decidem que sua mãe está muito cansada e que a culpa é do tanto de trabalho que as duas dão. E aí, pra isso, têm a brilhante ideia de arrumar as malas e deixar a mãe curtir o Natal sozinha, sem elas - e sequer avisam a coitada.

Depois de descobrir o endereço da avó, elas partem para uma viagem interestadual a caminho da casa da avó. O problema é que duas menininhas inocentes viajando sozinhas e sem autorização é algo que chama atenção, e elas vão acabar caindo nas mãos de uma dupla de vigaristas mal intencionados.

Mas de dirigir um trenó a ganhar na loteria, as pequenas vão encarar de tudo um pouco para chegar ao seu destino. Na maior vibe sessão da tarde de férias, esse filme é divertidíssimo e uma excelente escolha para o Natal!

O Amor Não Tira Férias

por Fábio Jordão

amornaotiraferias 4f9c7

Natal pode ser sinônimo de festa em família para alguns, mas tem muita gente solteira que prefere dar um tempo pra cabeça e curtir a data de forma diferente. Esse é bem o caso de Iris (Kate Winslet) e Amanda (Cameron Diaz), duas moças que tiveram desilusões amorosas e resolveram buscar a felicidade na época de Natal em outros lugares.

Elas se conheceram online, em um site de "troca de residências", e impulsivamente resolveram fazer um teste durante o Natal. Iris se muda para a casa de Amanda, em Los Angeles, enquanto Amanda vai para Inglaterra, onde mora Iris.

Elas só queriam fugir dessa coisa chamada amor e encontrar paz, mas, como o próprio nome diz, o amor não tira férias. Logo ao chegar aos respectivos destinos, elas encontram a última coisa que queriam: um novo romance. Seria este um presente de Natal? Com tom de comédia, cenas em paisagens com muita neve e uma decoração encatadora, este filme pode ser uma boa pedida pra curtir neste feriado.

Papai Noel às Avessas

por Carlos Augusto Ferraro

papainoelavessas 2649d

Papai Noel às Avessas é sujo, feio e moralmente ofensivo, o que mais você pode querer de um ótimo filme de Natal. Aqui nós não encontramos nenhuma lição de moral, todos os personagens possuem alguma grande falha de caráter e ninguém está a salvo de críticas, e por isso mesmo suas reações são a mais pura manifestação do espírito natalino.

A história do trambiqueiro degenerado que perverte a imagem do bom velhinho para roubar shoppings na noite de Natal, mostra como essa época do ano pode realmente evocar o melhor de cada um, não importando o quão “malcriado” você é.

Uma Noite de Fúria

por Carlos Augusto Ferraro

umanoitedefuria 2d542

Uma Noite de Fúria é excelente em sua imperfeição. Com um elenco recheados de estrelas de segunda categoria da televisão estadunidense, com destaque para a Fran Dresher (The Nanny), Emilie De Ravin (Lost) e Bill Goldberg (o lutador da WWE) o filme acompanha a sanguinolenta história do Papai Noel que nunca foi contada.

O bom velhinho nunca foi santo, na verdade ele é filho do capeta, mas ao perder uma aposta com um anjo ele se viu obrigado a espalhar alegria pelo mundo afora distribuindo presentes para todos durante mil anos. O problema é que a validade da aposta acabou e agora o “Papai Cruel” está de volta e livre para tocar o terror na véspera de Natal.

m cafe 5407e

Bom, esses são alguns filmes que gostamos muito e que trazem a temática do Natal de formas bem diferentes, mas é claro que tem dezenas de outros bons filmes, incluindo aí clássicos como Esqueceram de Mim, Grinch, Um Duende em Nova York, Meu Papai é Noel, O Expresso Polar e outros tantos.

Se você quiser, tem outra lista recheada de boas dicas de filmes de Natal aqui no Café, clica aqui pra ver ;)

Agora, conta pra gente, qual é seu filme favorito de Natal?

Fonte das imagens: Divulgação/