Especial Halloween: a bruxa está solta no Café com Filme!

por
Fábio Jordan

31 de Outubro de 2016
Fonte da imagem:
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 8 min

Finalmente chegou o 31 de Outubro e, para fechar o mês e o nosso Especial Halloween, trouxemos uma lista com alguns dos melhores filmes que giram em torno delas, as rainhas desse dia, as bruxas!

Confira as escolhas da galera do Café com Filme para esse Dia das Bruxas!

A Bruxa (2016)

Sugestão do Fábio Jordan

abruxa dc06c

Nada melhor do que começar uma lista de filmes sobre bruxas com um título bem propício. O filme “A Bruxa” é uma produção bem recente, lançada no começo de 2016, que consta a história de uma família cristã da Nova Inglaterra, lá na década de 1630, que resolve se mudar para uma casa nova, longe da cidade e também das encrencas.

Eles queriam um novo começo, porém a escolha de um lugar perto da floresta talvez não tenha sido a melhor ideia de todas. Após a mudança, coisas bizarras começam a acontecer. Os animais agem de forma esquisita, as plantas morrem, uma das crianças desaparece sem deixar vestígios. A família acusa a jovem Thomasin (Anya Taylor Joy) de feitiçaria, mas o perigo pode ser maior do que eles imaginam.

O grande charme do filme não é nem as cenas de terror, mas todo o clima de tensão construído em meio ao suspense e a ambientes cheios de perigos. O filme já está disponível em DVD e no iTunes, sendo uma das melhores produções do gênero. Recomendado ver no escuro e em silêncio.

A Maldição (1996)

Sugestão da Lu Belin

amaldicaothinner 19992

Essa segunda indicação não é exatamente de um filme de Bruxa, embora envolva feitiçaria. Recentemente, entrou para o catálogo da Netflix o longa-metragem Thinner, inspirado no livro homônimo do Stephen King - que só agora eu fui descobrir que no Brasil foi lançado como "A Maldição". Bem, se ele não fala de bruxa, tá fazendo o que nessa lista? Talvez você precise ver o filme para saber ?

O que eu posso adiantar aqui é que a produção conta a história de um proeminente advogado norte-americano chamado Billy Halleck, que anda sofrendo para sair da sua condição de obesidade. Voltando para casa depois de um evento, ele e a esposa se distraem no trânsito e acabam atropelando uma pessoa, que pertence ao clã dos ciganos locais.

O ancião dos ciganos fica tão furioso que lança uma curiosa maldição sobre o advogado. Daí por diante, a história descamba por cenas terríveis, vingança, violência e correria, além de, claro, muita bruxaria. Uma das gratas surpresas que o Netflix nos trouxe, com destaque para excelentes efeitos especiais e maquiagem, considerando que estamos falando de um filme de 1996.

Arraste-me para o Inferno (2009)

Sugestão do Fábio Jordan

arrastemeparaoinferno 4b917

Eu não sou muito ligadão em filmes de bruxas, pelo simples fato de que muitos desses filmes abordam bruxinhas mais sensuais, adolescentes ou pouco convincentes. Nada contra quem curte, mas gosto muito mais de uma pegada mais séria ou que ao menos mostre os poderes dessas mulheres perigosíssimas, como o próprio "A Bruxa" que comentei acima.

Outro filme que me chamou bastante atenção e que acho que deve estar nessa lista é “Arraste-me para o Inferno”. Dirigido e roteirizado por Sam Raimi (especialista no gênero, que escreveu “Uma Noite Alucinante”), esta obra conta a história de uma analista de crédito (Alison Lohman) que rejeita um empréstimo para uma senhora e tem sua vida amaldiçoada.

O filme ainda tem Justin Long como um dos protagonistas e apresenta várias ligações entre a bruxaria e as forças das trevas. Por ser um filme de Raimi, você pode esperar algumas cenas mais trashes, mas não se deixa enganar, pois o terror é real e vai ter muita coisa assustadora. Veja no escuro e com poucos amigos. E não se esqueça de ser mais generoso com senhoras sinistras.

Convenção das Bruxas (1990)

Sugestão da Lu Belin

convencaodasbruxas 50c7b

Uma das principais características da figura da bruxa nos mais diferentes mitos, lendas e histórias sobre ela é a capacidade de alterar sua imagem para disfarçar perante os humanos sua aparência horripilante.
Seja para poder viver entre os não bruxos, seja para atrair vítimas desavisadas, elas se transformam, com frequência em mulheres de beleza extraordinária.

Em "Convenção das Bruxas", elas não apenas se disfarçam para viver entre nós, como também são muito más e ardilosas, mas, principalmente, organizadas.

Nesse filme, a sensacional Anjélica Huston (que já tinha ali no seu histórico de magia a feiticeira Vivianne, de As Brumas de Avalon, e a assustadora Mortícia Addams) é Eva Hernst, a líder de um grupo de feiticeiras malignas bem no meio de um superencontro que reúne centenas delas. Curioso, o menino Luke (Charlie Potter) acaba envolvido no meio dessa treta e transformado em um rato por uma delas.

Típico filme de Sessão da Tarde (mas nem por isso pouco assustador), "Convenção das Bruxas" é uma aventura infantil para todas as idades, cheia de reviravoltas, poções, feitiços e caldeirões. Se você ainda não viu, coloca aí na sua lista e não perde tempo!

Suspiria (1977)

Sugestão do Carlos Augusto

suspiria c5ade

Eu não gosto de filmes de bruxas, mas... vamos falar de terror e de bruxas não posso deixar de lembrar do grande Dario Argento e de “Suspiria”. A trama é bem simples, uma garota vai estudar em uma famosa, e supersinistra, escola de dança na Europa. Quem diria que o lugar é o covil de um bando de Bruxas sanguinárias?

O clima gótico ajuda a estabelecer um suspense que praticamente define o “giallo” contemporâneo que Argento imprime ao longo de toda a sua carreira. Se você superar as limitações técnicas e financeiras da época e entrar de cabeça no filme, “Suspiria” entrega tudo o que espera de um suspense sobrenatural.

Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Sugestão do Carlos Augusto

servicoentregakiki e14b4

Se um dos principais argumentos para você assistir “Suspiria” é a marca de Argento, basta dizer que “O serviço de Entregas da Kiki” é mais um longa do gênio Hayao Miyazaki.

O quarto filme do icônico estúdio Studio Ghibli traz a habitual qualidade das animações orientais para contar a adorável história de Kiki, uma bruxinha que aos 13 anos deve sair de casa para descobrir seu dom, para que possa sobreviver em uma nova cidade.

m cafe 5407e

E você, qual seu filme favorito envolvendo as feiticeiras? Conta pra gente nos comentários e não deixe de conferir também nossa lista com os melhores longa-metragens de terror, dicas de filmes que vão passar no Telecine e no Megapix e também a lista com as bruxinhas mais queridas do cinema!