log in
 
Podcafé 034: Representatividade em pauta neste Dia da Consciência Negra
Fonte da imagem: Divulgação/
amazonprimevideo

Tem somente seis anos que o Brasil implantou oficialmente o dia da morte de Zumbi dos Palmares como sendo o Dia Nacional da Consciência Negra no país: 20 de Novembro.

Mais do que um dia para ser celebrado, ele é utilizado pelo movimento negro como uma data para refletir, questionar, discutir e incentivar ações de igualdade racial e combate ao preconceito.

Como uma grande ferramenta de discussão e questionamento social, o cinema não pode ficar - e nem vem ficando - de fora dessa conversa. É por isso que, nesse Podcafé de número 34, a gente convida você a conversar um pouco sobre a presença negra no cinema, na frente e por trás das câmeras.

Que tipos de papéis as pessoas negras estão conseguindo interpretar no cinema? Temos protagonistas e personagens consistentes e complexos com a pele negra, ou continuando oferecendo a estas atrizes apenas interpretações secundárias ou de escravas, empregadas domésticas e viciadas em drogas? Nossos vilões continuam sendo negros, em contraposição aos mocinhos brancos?

E quem são os atores que conseguiram romper este ciclo e se tornaram às exceções à regra, contribuindo para mudar esta realidade?

Em ano de estreia de “Pantera Negra”, o mesmo ano em que “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, um filme protagonizado por homens negros, foi vencedor do Oscar, e que tivemos Viola Davis também escolhida na categoria de Melhor Atriz, e Mahershala Ali como Melhor Ator Coadjuvante, entre outras premiações e indicações recorde para artistas negros, tudo indica que as coisas estão mudando para melhor. Será que estão mesmo?

Tudo isso e muito mais você confere assim que apertar o play, logo em seguida. Chega mais!

Curtiu esse bate-papo? Deixa sua opinião aqui nos comentários! Importante lembrar que nossa equipe é formada apenas por ~Dear White People, mas que a gente gostaria muito de ouvir pessoas que estejam em um lugar de fala mais adequado do que a gente.

Se você tem uma visão diferente da gente sobre a presença negra do cinema, gostaríamos muito de ouvir o que você tem a dizer! :D

m cafe 5407e

Você também pode ouvir (e baixar) o Podcafé pelo nosso App para Android.

Ou então adicione o link do nosso feed RSS em seu app.

    Créditos

  • Com a participação de Fábio Jordão, Lu Belin, Carlos Augusto Ferraro

  • Editado por Thiago Moura

  • Texto por

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

DICAS DE FILMES SOBRE O TEMA

MAIS PODCAFÉ

COMENTÁRIOS

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.