log in
 
Podcafé 037: Boicotar ou não boicotar? Como lidar com o legado dos agressores?
Fonte da imagem: Divulgação/
mgta 728x90 data 9ba0a

Se você é mulher, provavelmente conhece muito bem a sensação de ser "convidada" para um "compromisso" profissional fora do seu horário e local de trabalho, por uma pessoa em posição de autoridade. Certamente já recebeu também os famosos "elogios" de colegas de trabalho ou chefes, sempre com conotação sexual. E a sensação de alguém passando a mão em você, então, nem se fala. Aquela massagem não solicitada durante o expediente, porque você, afinal, anda muito tensa. Aquele toque indesejado no braço, na barriga, o braço sobre os ombros enquanto o moço gentilmente explica algo que você já sabe e/ou não perguntou.

Não sei vocês, mas eu já passei por toda e cada uma dessas situações. Escolha pelo menos uma, toda mulher já vivenciou algo similar. Por quê será que as pessoas imaginavam que em Hollywood seria diferente - justo lá, onde se reúnem algumas das mulheres mais lindas e ~cobiçadas~ do mundo - e alguns dos homens mais poderosos?

Demorou foi muito para essa bucha toda estourar e eu quero mais é ver o circo pegar fogo. Mas, agora que estourou, ninguém mais sabe muito o que fazer, não é mesmo? E foi por isso que a gente decidiu trazer esse tema aqui no Podcafé de número 37: como é que que a gente lida com uma indústria que está totalmente corrompida por um sistema machista de seleção de papéis, por um processo construído sobre assédios, constrangimentos e até mesmo violências?

Denúncias estão aí. Casos seguem em investigação. Desabafo? Tem todo dia um no Twitter. Mas o Woody Allen tá aí lançando filme novo. O Johnny Depp tá aí fazendo filme da Agatha Christie. A The Weinstein Company segue lucrando e mandando a parcelinha pro Harvey e pro Bob.

E você, como se posiciona no meio disso tudo? Continua garantindo sua contribuição pra financiar essa merda? Boicota? Mas será que adianta boicotar? E o que sobra pra ver se a gente for boicotar tudo que tiver dedo de agressor agora que até a J.K. Rowling foi comprometida? O cinema não vai sobreviver só de flme da Greta Gerwig - e olhe lá!

Se você também quer saber se agora é proibido gostar do Frank Underwood, se faz diferença ou não deixar de ver filmes com agressores e assediadores e o que diabos você faz agora com aquela sua coleção de Piratas do Caribe, então dá o play nesse Podcafé desconstruidão e bora bater um papo com a gente sobre isso!

Depois é só deixar aqui seu comentário, porque a gente realmente quer saber sua opinião sobre esse tema!

m cafe 5407e

Você também pode ouvir (e baixar) o Podcafé pelo nosso App para Android.

Ou então adicione o link do nosso feed RSS em seu app.

    Créditos

  • Com a participação de Fábio Jordão, Lu Belin, Thiago Moura, Carlos Augusto Ferraro

  • E os convidados especiais: Nicole Lopes

  • Editado por Thiago Moura

  • Texto por

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

DICAS DE FILMES SOBRE O TEMA

MAIS PODCAFÉ

COMENTÁRIOS

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.