log in
 
Podcafé XX: Pode empoderar, sim! Um papo sobre a presença da mulher no cinema
Fonte da imagem: Divulgação/
euvh 728x90 data fa936

Charlize Theron chegou aos cinemas explodindo tudo em “Atômica”, enquanto Nicole Kidman e um time de mulheres arrasa o quarteirão em “O Estranho que Nós Amamos”. Por outro lado, não faltam títulos com mulheres estereotipadas e retratadas como unicamente fúteis e superficiais ou, ainda, aqueles em que são objetificadas. Os recentes "Baywatch" e a releitura de "Jumanji" são exemplos claros.

Afinal de contas, as coisas estão mudando ou não para as mulheres no cinema?

Reunimos um time especial, tiramos os homens da sala e convidamos mulheres para uma edição exclusivamente feminina do Podcafé, para discutir a presença delas na frente e atrás das câmeras, no cinema nacional e internacional.

Estamos sendo representadas com toda a complexidade que merecemos nos papeis? E na parte da produção, há igualdade de gênero na direção, roteiro, produção e cargos executivos? Bem longe disso! Em 2016, ano que bateu recorde de presença feminina nos papéis centrais dos filmes, apenas 29% dos longa-metragens de Hollywood foram protagonizados por mulheres, de acordo com estudo realizado na Universidade de San Diego, na Califórnia.

oestranhoquenosamamos4 1caf9

O mesmo estudo mostra que a porcentagem de mulheres que têm fala nos filmes é de apenas 32%, conseguem imaginar? E quando a gente faz recorte de raça, então... 75% das mulheres que aparecem em papeis centrais são brancas. Ou seja: um longo caminho ainda está pela frente.

Neste Podcafé XX, a gente discute um pouquinho sobre nossa percepção com relação à presença feminia no cinema. Dá o play aí e confira o que quatro mulheres têm a dizer sobre isso. Veja também em seguida uma lista de filmes com o selo PodEmpoderar, de produções dirigidas e roteirizadas por mulheres ou com um olhar coerente sobre as mulheres retratadas!

Curtiu? Discorda ou concorda de algo que a gente falou? Aproveita e deixa seu comentário!

E aqui entra agora aquela lista marota de filmes que a gente prometeu!

Protagonistas mulheres

Dirigidos e/ou roteirizados por Mulheres

Animações

*Importante, pessoal! Com "Podcafé XX", a gente quis fazer uma referência ao feminino, mas, de forma nenhuma queremos ser excludentes ou cisnormativos. Por isso, esse podcast traz também menção a filmes com mulheres trans, assim como a lista acima. Se você tem alguma dica de filmes ou quer comentar algo sobre, manda nos comentários! ;)

m cafe 5407e

Você também pode ouvir (e baixar) o Podcafé pelo nosso App para Android.

Ou então adicione o link do nosso feed RSS em seu app.

    Créditos

  • Com a participação de Lu Belin
  • E os convidados especiais: Camila Chudek, Nicole Lopes e Marcielly Moresco
  • Editado por Lu Belin
  • Texto por

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

DICAS DE FILMES SOBRE O TEMA

MAIS PODCAFÉ

COMENTÁRIOS

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.