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Crítica do filme Sem Limites | A vantagem de ser muito inteligente

A história de "Sem Limites" foca num tema muito interessante: a possibilidade de usar 100% do cérebro. Só por explorar um assunto desejado por todos os humanos, o filme já ganha certa credibilidade. Claro, se o diretor não soubesse dar um foco apropriado à ideia, de nada adiantaria falar do melhor tema do mundo, mas não é o caso aqui, pois o diretor Neil Burger soube desenvolver uma boa história em cima do assunto.

Em Sem Limites, conhecemos Eddie Morra (Bradley Cooper), um escritor que está sem criatividade e perdido na vida. Ele tem uma última chance de salvar sua carreira, mas o desânimo parece ser maior. Tudo, no entanto, muda quando ele encontra o ex-cunhado, que oferece uma nova droga capaz de ativar o funcionamento completo do cérebro. O “traficante” dá a primeira pílula para Eddie experimentar, porém, logo avisa que cada uma custa 800 dólares.

Eddie hesita por um momento, mas depois de um tempo, vê que não tem nada a perder, ainda mais que está na pior e a droga pode ajudar a resolver parte dos problemas. Ao usar pela primeira vez, vemos uma mudança radical. O filme ganha mais contraste, cores vivas e vemos o escritor tornando-se um gênio (como a droga realmente prometia), produzindo boa parte de seu livro em poucas horas – esse efeito é repetido posteriormente e é um diferencial da película.

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Para quem gosta apenas de aproveitar o filme, nada de muito falho é apresentado. Todavia, quem prefere implicar com os mínimos detalhes, pode começar a ver alguns furos no roteiro logo após as primeiras vezes em que Eddie usa a droga. Não vem ao caso comentar o que exatamente existe de errado, até porque, para mim os pequenos detalhes não atrapalharam em nada o resultado final do filme.

Depois de alguns acontecimentos inusitados, Eddie acaba conseguindo a droga gratuitamente e em grande quantia. Contudo, ele não pensou (mesmo com o cérebro funcionando 100%) que a droga poderia trazer efeitos colaterais. Aos poucos, vemos excelentes sequências de imagens, em que Morra viaja por ruas infinitas, em alta velocidade – mostrando que a mente do rapaz está rodando a mil (tais cenas são usadas mais de uma vez e são bem legais).

A vida de Eddie muda cada vez mais de rumo e ele decide partir para o mercado de ações (atitude sábia, afinal, mesmo o ser humano mais inteligente do mundo buscaria mais dinheiro). Ele então conhece ninguém menos que Carl Van Loon (Robert De Niro), homem poderoso do ramo, que chama Morra para ajudar nos negócios.

A atuação de De Niro é bem limitada, mas não porque o ator não tenha capacidade, porém, porque o papel dele é pouco utilizado. Por outro lado, Bradley Cooper se supera, ainda mais que estamos acostumados com o Cooper de "Se Beber, Não Case". Outros personagens não são muito importantes na história, ainda mais que são apenas pequenos sujeitos que entram no enredo para tentar complicar (ou ajudar) a vida do escritor.

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Com trilha sonora muito bem produzida, Sem Limites ganha ainda mais destaque. Eu gostei muito da película, ainda mais que é o tipo do filme que entretém sem tentar desafiar a inteligência do público (não que isso seja sempre bom, mas nesse filme foi interessante manter um nível de raciocínio simples). De modo algum considero o longa como um cult (como alguns ousaram cogitar pela web), contudo, indico o filme a todos.

Crítica do filme Homens em Fúria | Os mistérios de um prisioneiro louco

Quando falamos de um filme com Robert De Niro e Edward Norton no elenco, fica difícil imaginar um resultado fraco – afinal, um já ganhou estatueta e outro foi indicado. E não nos enganamos ao julgar esse longa apenas pelos atores, pois a película consegue surpreender em diversos aspectos.

Em Homens em Fúrias temos Edward Norton no papel de um detento, que utiliza o apelido Stone (por sinal, esse é o nome do filme original). De Niro é o agente da condicional Jack que interage com Stone para averiguar se o sujeito está em condições de ser liberado. Entra na trama ainda Milla Juvovich, a qual interpreta Lucetta, a mulher de Stone.

Stone está tentando sair da prisão antes do tempo previsto, pois teve bom comportamento é já cumpriu quase todo o tempo que lhe foi determinado. Jack está quase se aposentando, mas assume Stone como o último caso de sua carreira. Lucetta entra na história para ajudar Stone. Ela mantém contato com o agente da condicional, fazendo o que pode (acho que dá para entender o que ela faz, né?) para convencer o oficial de que Stone merece sair da prisão.

Aqui vale um parêntese para elogiar as ótimas atuações dos três protagonistas. Norton interpreta muito bem o detento, tanto que não é possível saber qual é o plano dele durante o filme. Ele fala sério, mas ao mesmo tempo parece ser louco. Aos poucos começa a divagar sobre alguns assuntos, de modo que o espectador não sabe quais ideias passam na cabeça de Stone.

De Niro não tem um papel muito marcante, mas ao menos não faz feio e mostra que a participação nesse filme é para quebrar a sequência de longas que vinha fazendo. Milla Juvovich ganha muito destaque na película, mostrando algo que raramente vemos em outros filmes dela, ou seja, boa atuação e nudez (não podia faltar, afinal, está na moda).

Durante a história, fica claro que o filme vem mais para confundir do que esclarecer os pormenores. Stone começa a falar sobre religião, meditar sobre a eternidade e até se comportar de forma esquisita – ou seja, ele é um grande mistério. Jack fica cada vez mais confuso, duvidando sobre o que acredita, fugindo do casamento e quase surtando com as atitudes de Stone e de Lucetta.

E o melhor está justamente nisso. O filme tem uma conclusão bem diferente do que muitos imaginam. Para alguns pode ser genial (assim como foi para mim), para outros pode ser ruim, pois o longa deixa muitas coisas desatadas. Outro grande destaque, notável durante toda a película, é a trilha sonora. Músicas de peso (para aumentar a tensão e causar um sentimento de dúvida no público) sempre tocando ao fundo e barulhos incômodos são os diferenciais.

Para concluir, não posso deixar de comentar sobre os focos em objetos distintos. Durante o filme, vemos que o diretor gosta de dar ênfase aos mínimos detalhes. Cenas em que um inseto é focado, que a lua entra em questão ou até mesmo quando duas situações são combinadas, tornam o filme bem interessante. No geral, o filme me agradou muito, deixando pouco a desejar. Recomendo a todos que gostem de ver algo que fuja do clichê.

Crítica do filme Melancolia | Lars von Trier é ousado e transpõe sentimentos

Melancolia é o tipo do filme que revela o final logo no começo, mas que, apesar disso, consegue prender a atenção do espectador com o desenrolar da história. A história basicamente aborda a mudança de comportamento de duas irmãs quando um planeta chamado Melancolia se aproxima da Terra.

A introdução do filme é grandiosa, no melhor estilo von Trier, ou seja, com música clássica, cenas em câmera lenta e visões que fazem o espectador refletir sobre o que aquilo realmente representa para o restante da trama.

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E logo no início o público já faz ideia do que vai acontecer no final. Isso mostra que o diretor tem ousadia e prefere desenvolver o longa baseado em cenas sólidas que farão o todo ganhar sentido. Depois das cenas iniciais, o espectador se depara com a primeira parte do filme, focada na personagem Justine (muito bem interpretada por Kirsten Dunst).

Metade do filme então se concentra no casamento de Justine e na profunda depressão dela. Nessa sequência, no entanto, o público passa por certa divisão de sentimentos, chegando a passar por momentos de angústia, raiva, alegria (com algumas cenas engraçadas protagonizadas pelo pai da noiva) e até um certo menosprezo - por parte da mãe da noiva.

Nota-se nessa primeira parte que Lars von Trier fez questão de mostrar a complexidade de Justine, que ela desenvolve, aparentemente, com a aproximação do planeta Melancolia. Ao mesmo tempo, fica claro que um pedaço da sequência é dedicada às reações da família. E, sem dúvida alguma, tudo que é apresentado nessa metade do longa é necessário para que a película ganhe um sentido.

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Deixando Justine de lado, o longa concentra-se na irmã da noiva, Claire (interpretada por Charlotte Gainsbourg). Nessa sequência o foco deixa de ser a confusão de sentimentos e passa a ser o medo do ser humano perante acontecimentos astronômicos.

A película então é dominada por cenas que mostram o planeta Melancolia se aproximando, mas sem deixar de lado a depressão de Justine - moça que algumas vezes leva o público masculino à loucura, com cenas em que a atriz mostra todo o potencial do seu corpo escultural.

E é na segunda metade do filme que revemos algumas cenas do começo modificadas. Aqui, é possível interpretar que talvez o início do longa seja uma composição de visões de Justine, as quais revelaram à personagem o que aconteceria quando o planeta Melancolia se aproximasse da Terra.

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Durante toda a película, o longa é movimentado por uma trilha sonora espetacular. Apesar de se concentrar em um conjunto limitado de músicas, o público fica apreensivo com os sons, os quais seguem o ritmo das imagens e são muito mais notáveis nas cenas em que o planeta Melancolia (ou acontecimentos relacionados à ele) está em foco.

Com certeza Melancolia é uma obra de arte de Lars von Trier. De certa forma, considero o longa semelhante ao maravilhoso Árvore da Vida, visto que em ambos vemos a raça humana diante de situações em que ela é impotente, apesar de que os focos são completamente diferentes. Para mim, Melancolia consegue ser um dos melhores filmes do ano, principalmente por não ter medo de finalizar de forma magnífica, cena que esperei toda minha vida para visualizar nos cinemas.

Crítica do filme Conan – O Bárbaro | Potencial disperdiçado em um filme fraco

O novo filme do Conan começa com o Bárbaro (Jason Momoa) ainda criança, fase em que ele presencia a morte do pai e de seu povo. O garoto então cresce e deseja vingança, iniciando uma caçada pelo vilão Khalar Zim (Stephen Lang), um inimigo temido por todos, que deseja remontar uma máscara para trazer sua esposa de volta e dominar o mundo como um deus – poderes que, segundo a lenda, seriam concedidos pela máscara.

Ocorre que o longa começa a pecar poucos minutos após o início. Cenas que mostram o herói ainda criança exageram muito nas piruetas para demonstrar o quão bom é o personagem – cenas que serão repetidas ao longo da película. Não que isso não deva ser mostrado, todavia, existem maneiras diferentes e mais interessantes de abordar a ousadia do rapaz.

Logo, vemos Conan na fase adulta, falando bastante (coisa que não era vista no filme antigo). Também nos deparamos com o lado simpático do personagem, em que ele cria amizades e se relaciona bem com muitas pessoas. Tais pontos, juntos com mais alguns poucos que citaremos depois, podem ser considerados como aspectos positivos do filme.

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Depois disso, o filme começa a trazer uma sequência de decepções. Com uma enormidade de cenas previsíveis (do tipo “tá na cara que a mocinha vai ser capturada”), o longa acaba entediando os espectadores. O problema, contudo, começa quando chegam os momentos de ação, em que vemos nada mais do que sequencias muito comuns em video games – o que seria ótimo se estivéssemos falando de um jogo.

Para acompanhar toda a testosterona de Conan, o diretor, Marcus Nispel, exagerou no sangue, nas cabeças cortadas, nos efeitos especiais e nas tentativas malsucedidas de batalhas impressionantes. Infelizmente, tais recursos são tão forçados, que nos levam a crer que Nispel quis apenas transpor o personagem para o padrão atual de Hollywood – ou seja, quis estragar o que poderia ser muito bom.

Não vou me ater a detalhes, mas quando você ver a batalha dos homens de areia vai ter uma ideia clara do que quero dizer. Finalizando a lista de defeitos, devo criticar a conversão razoável para o 3D (notada em poucos elementos e capaz de causar dor de cabeça) e a trilha sonora que não consegue se destacar – criada por Tyler Bates, artista que já fez grandes trabalhos, mas que decepcionou com músicas bem sonsas em Conan – O Bárbaro.

Apesar de tantos pontos negativos, algumas coisas se salvam. É o caso da atuação de Jason Momoa, que conseguiu sustentar o personagem de maneira aceitável – ainda que eu prefira o estilo que o ator faz em Game of Thrones –, da introdução do filme, de alguns cenários e das cenas de nudez.

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Enfim, apesar dos tantos poréns, Conan – O Bárbaro é um filme executado de forma razoável, que pode servir como uma introdução do personagem à juventude atual. Particularmente, o longa não me agradou como eu esperava, o que me força a recomendá-lo apenas para pessoas que realmente gostam do personagem (e queiram tirar dúvidas) e para espectadores que não conhecem o Bárbaro. No geral, o potencial foi disperdiçado.

Crítica do filme A Árvore da Vida | Quem é o ser humano no Universo?

Desde o primeiro momento em que Terrence Malick (diretor) anunciou "A Árvore da Vida", muitas pessoas ficaram com expectativas positivas esperando pelo melhor — principalmente por conta da fama do cineasta. Detalhes sobre o longa demoraram a ser revelados, mas pelo título já se sabia que o título nada tinha a ver com ação, suspense ou qualquer outro gênero aleatório.

As dúvidas de muitos espectadores permanecem até agora, tanto que em um dos cinemas de Curitiba há um cartaz informando que o filme é do gênero drama. E de certa forma realmente o é, porém, também o considero como um documentário fotográfico. A película deixou o público bem dividido, entre aqueles que idolatraram o filme e os demais que odiaram (ou sentiram-se frustrados por não compreenderem o sentido da história).

O detalhe principal, ao qual muitos espectadores não atentam, é que o filme não tem uma história para ser compreendida. Basicamente, "A Árvore da Vida" é um longa para ser assistido e apreciado, sem ter de ficar se preocupando com o porquê das coisas.

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O enredo do filme gira em torno da vida de Jack (interpretado por Sean Penn na fase adulta). Quando jovem, Jack presenciou a morte do irmão, fato que abalou profundamente a família. E o filme começa com truques logo nesse cenário. Apesar de ser um dos detalhes do filme, a morte do irmão não é o foco principal. Aos poucos, o diretor Terrence introduz outros pormenores sobre a vida do garoto.

Assim, a película fica dividida em três partes principais: a morte do irmão de Jack, a dualidade na criação dele (momento em que vemos as diferenças entre o que o pai ensina e o que a mãe acha correto) e o Universo existindo independentemente dos humanos. Talvez nesse terceiro enfoque é que muitas pessoas ficam se perguntando o que os eventos têm em comum com  a família.

Durante o filme são introduzidas diversas situações em que vemos Jack se deparando com o pai castigador, tendo que obedecer a um homem que parece severo de mais – mas que ao mesmo tempo demonstra amor, e tenta apenas passar costumes que permitam ao filho enfrentar a vida. Vez ou outra, vemos a situação contrária, em que a mãe acolhe os filhos, dá liberdade e os educa de forma simples.

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Nesse quadro encontramos Jack sofrendo uma dualidade absurda. O garoto demonstra sinais claros de que deseja matar o pai, principalmente porque ele não desenvolve algumas habilidades que os irmãos desenvolveram; e também porque existe maior cobrança dele (que é o primogênito) do que dos irmãos mais novos.

O garoto aos poucos vai sofrendo influência dos amigos, do pai, da mãe e não sabe para que direção seguir. É possível até ver indícios nítidos de que o garoto tem o complexo de Édipo. O garoto afirma claramente que a mãe ama mais a ele (que é o filho) do que ao esposo (interpretado por Brad Pitt).

Mas não é só o garoto que passa por transformações, a família está constantemente sofrendo mudanças. E em diversos momentos nota-se que alguns integrantes se perguntam onde está Deus, porque ele os abandonou (durante a morte do irmão aos 19 anos) e outras tantas questões que muitas famílias fazem até hoje.

Para contrapor todo esse drama familiar, o diretor começa a história do Universo do zero. Cenas muito bem elaboradas demonstram que o objetivo é focar na existência de tudo, antes de qualquer ser humano existir. Mostrando desde grandes acontecimentos (como a existência e extinção dos dinossauros) até pequenos eventos (pequenos microrganismos e atividades celulares), o filme exibe que tudo é perfeito, sendo possivelmente obra de um ser superior.

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Acompanhando as tantas cenas belas e dilemas, A Árvore da Vida conta com uma trilha sonora espetacular. A música bem orquestrada é considerada por boa parte do público como “música para dormir”, mas a meu ver, os sons utilizados no longa são ideais para fazer o cérebro deixar a vida de lado um pouco e refletir sobre as mensagens que estão sendo passadas.

Bom, não digo que A Árvore da Vida é um filme com temáticas fáceis de compreender, eu mesmo ainda tenho diversas dúvidas. Todavia, considerando os demais títulos que são lançados apenas para fazer dinheiro, simplesmente posso dizer que o filme de Terrence Malick supera de longe quase todos os longas lançados até agora. Recomendo que todos assistam pelo menos uma vez, afinal, não há como criticar algo sem experimentar.

Crítica do filme Lanterna Verde | Universo maneiro, história nem tanto

Espectadores que já viram os novos filmes do Batman não podem ir ao cinema esperando ver um Lanterna Verde do mesmo nível. Não querendo desmerecer o herói, mas no que diz respeito a sucesso de vendas, Batman e Superman são imbatíveis (e talvez por isso tenha rolado uma preguiça na hora de fazer o filme do Lanterna).

Na verdade, não é por isso que esperaríamos um filme meia boca, acontece que depois do que Nolan fez com o Cavaleiro das Trevas, fica difícil conseguir impressionar o público.

Ocorre, no entanto, que essa semana eu decidi conferir o resultado de Lanterna Verde. E sinto em dizer que a Marvel parece ter amadurecido um pouco mais nas recentes adaptações – não que eu queira dizer que algum filme da Marvel supere O Cavaleiro das Trevas. Para quem pensava que Ryan Reinolds seria o pior do filme, sai da sala mais decepcionado com a história — mais ainda não curtindo o Reinolds.

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No filme, temos Hal Jordan (Reinolds) como personagem principal. Ele é um piloto de avião que curte fazer cagadas e se achar o melhor piloto do mundo. Ao mesmo tempo, ele sofre com lembranças da morte do pai, que sofreu um acidente na mesma profissão.

Acontece que numa ocasião, quando ele consegue se superar (no sentido irônico, pois ele destrói um avião de alto valor), sem querer a nave de um dos Lanternas Verdes cai na terra. E escolhe ninguém menos do que Hal Jordan para ser o novo integrante da tropa.

Essa nave não surge do nada. O filme possui uma introdução interessante, que coloca o espectador no meio do universo dos Lanternas. A princípio, o bombardeio de informações é um pouco confuso, mas ainda que a quantidade de detalhes seja grande, o filme consegue dar um apanhado geral, com informações que ajudam a compreender o resto da película.

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O treinamento de Hal Jordan é uma parte legal do filme, pois são minutos preciosos em que podemos conhecer outros Lanternas, incluindo Sinestro, personagem que ficou incrivelmente parecido com o dos quadrinhos (ou dos desenhos de TV).

Aos poucos, Hal Jordan descobre que terá de enfrentar alguns inimigos, incluindo o personagem Hector Hammond, o qual foi muito bem interpretado por Peter Sarsgaard. Esse oponente seria um bom páreo para nosso herói, porém, os responsáveis pelo filme decidiram incluir Paralax na história, um inimigo superexagerado.

Devo criticar aqui a DC por dar um enfoque muito grande no personagem errado. Apesar de Paralax ser fantástico (no sentido de invencibilidade), ele também é muito potente para um único Lanterna. Quem sabe se esse inimigo fosse o principal numa continuação, o primeiro filme fosse melhor sucedido – usando Hector como inimigo-chave.

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Quantos aos efeitos especiais, meus elogios são sinceros. Gostei do planeta dos Lanternas (Oa), da roupa do personagem e também dos efeitos na versão 3D. Apesar de o filme ser exageradamente verde (o que é óbvio e esperado), o resultado tridimensional ficou bom, agradando quem paga um pouco mais para ver uma coisa ou outra saindo da tela.

Enfim, a meu ver, o filme decepciona basicamente com a história, que foi bem simples, com um vilão desnecessário e com o ator principal (por favor DC, vocês podiam escolher qualquer um que fosse capacitado). No mais, Lanterna Verde é um filme divertido (principalmente para quem não conhece o personagem), que pode ter uma continuação, afinal, o gancho no final do longa é algo que empolga os fãs do personagem.