Dia Internacional contra a Homofobia: da realidade ao roteiro

por
Lu Belin

17 de Maio de 2017
Fonte da imagem: Café com Filme
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 6 min

 O Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia é celebrado hoje mesmo em 17 de maio e comemora a retirada da homossexualidade da lista de doenças mentais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora seja um fato que a homossexualidade saiu da lista de doenças em 1990, é ao longo do tempo que a tolerância em relação à diversidade sexual vem se tornando uma realidade, principalmente por causa dos exemplos dados por pessoas reais e por personagens da ficção.

A televisão é um instrumento fundamental para criar conscientização e sensibilizar as pessoas sobre diversos temas. Por isso, selecionamos alguns filmes que trazem a temática da diversidade sexual e do combate à homofobia e que merecem ser vistos nessa e em qualquer data!

Amor por Direito

noticia amorpordireito 34c16

A policial de New Jersey Laurel Hester (Julianne Moore) e a mecânica Stacie Andree (Ellen Page) estão em um relacionamento sério. O mundo delas desmorona quando Laurel é diagnosticada com uma doença terminal. Como sinal de amor, ela quer que Stacie receba os benefícios da pensão da polícia após a sua morte, só que as autoridades se recusam a reconhecer o relacionamento das duas.

Confira a crítica do filme aqui!

Clube de Compras Dallas

Vencedor de dois prêmios na edição de 2014 do Globo de Ouro - melhor ator para Matthew McConaughey e melhor ator coadjuvante para Jared Leto - o drama "Clube de Compras Dallas" (Dallas Buyers Club) já tem trailer oficial com legendas em português.

Noticia clubedecompras 29589

Dirigido por Jean-Marc Vallée, o longa ainda conta com participação da atriz Jennifer Garner e é baseado na história real do eletricista texano Ron Woodroof. Após ser diagnosticado com o vírus da AIDS, na década de 1980, Woodroof entra em uma batalha contra a indústria farmacêutica e os próprios médicos e passa a contrabandear drogas ilegais do México para concluir seu tratamento.

Confira a crítica do filme aqui!

Carol

A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha.

Noticia Carol 90657

Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

"Carol" foi inclusive escolhido pela comunidade LGBT como o melhor filme da categoria, no ano passado!

O casamento Gay em Julgamento

Um documentário que acompanha o processo para anular a Proposição 8 da Califórnia, que acabou com o direito de casais do mesmo sexo se casarem.

noticiaocasamentogayemjulgamento 56439

O documentário mostra o grande esforço dos demandantes e advogados que lutam pelo matrimônio igualitário.

O Segredo de Brokeback Mountain

Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) são dois cowboys que se conhecem ocasionalmente em um trabalho de pastoreio na Montanha Brokeback. Nesta situação, os dois acabam se envolvendo sexualmente; uma experiência que marca a vida dos dois para sempre. O filme retrata como os dois levam tal segredo para frente, mostrando encontros às escuras e retratando a paixão que ainda está no coração dos cowboys.

Noticia brokebackmountain 56e01

Além desses títulos que a gente escolheu, quem também preparou uma relação de produções muito interessantes foi a HBO!  a HBO selecionou alguns filmes e documentários que abordam questões sociais e emocionais que são enfrentadas pela população LGBT. Dá uma olhada!

A Prayer for Uganda

O documentário da Vice “A Prayer for Uganda” (“Uma Prece para a Uganda”, em tradução livre), exibido pela HBO, é uma das produções audiovisuais mais realistas sobre a situação de uma população homossexual submetida a condições de extrema intolerância e violência, e que teme pela própria vida todos os dias.

noticiaaprayerforuganda b7a82

Em 2014, o presidente da Uganda sancionou uma lei anti-homossexualidade que estabelecia a pena de morte para quem cometia “reincidência” no “delito da homossexualidade”. Devido à pressão internacional, a pena foi transformada em prisão perpétua. O ódio semeado por grupos religiosos extremistas se soma à impunidade e à violência de uma sociedade civil bárbara, tendo como resultado estupros sistemáticos de lésbicas e violências físicas toleradas contra homens gays.

The Normal Heart

Um filme feito para TV, mas que deveria ter chegado aos cinemas, pela importância de sua temâtica e brilhante atuação dos protagonistas. Com Mark Ruffalo, Matt Bomer, Julia Roberts e Jim Parsons no elenco, conta a história de uma das mais intensas partes da história da luta LGBTT.

noticianormalheart d35b7

Durante o início da crise da AIDS em Nova York, nos anos 80, ativistas LGBT e seus aliados precisaram travar uma verdadeira batalha para expor a verdade sobre a epidemia. O drama original HBO apresenta a luta dessas pessoas contra o ódio e o preconceito que dominava a cidade.

m cafe 5407e

Curtiu as sugestões? Tem mais alguma contribuição pra fazer? Sugere aqui nos comentários!

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.