log in
 
Podcafé 039: Biografias são fiéis aos fatos? Ou é tudo ficção?
Fonte da imagem: Divulgação/
ap 728x90 data 5463e

A gente prometeu que ia voltar com tudo e tá no ar mais um episódio do Podcafé. No programa de hoje, nossa equipe de especialista toma bons cafés e fala de filmes biográficos.

Aproveitando a onda recente (na verdade, todo ano tem filme biográfico) com filmes como Bohemian Rhapsody (que aqui no Brasil ficou conhecido como "Filme do Queen" e O Primeiro Homem (biografia de Neil Armstrong), nós resolvemos parar e debater um pouco sobre a forma como Hollywood trabalha para levar a história de famosos para a telona.

Afinal, os roteiristas são realmente fiéis aos fatos? Ou será que somos enganados a acreditar em eventos que não aconteceram? A dúvida existe, pois há alguns longa-metragens que usam recortes de histórias, adaptações livres para funcionar melhor na telona (seja para emocionar o público ou para criar uma coerência no roteiro) e ideias que tentam mostrar uma determinada perspectiva.

bohemianrhapsody039 587ab

Além desses filmes recentes, nós também relembramos alguns títulos antigos como "Os Homens que Encaravam Cabras", "Amor por Direito" e até mesmo "À Procura da Felicidade". São vários filmes que muitas vezes encaramos como histórias quaisquer, sobre dramas da vida e que, às vezes, nem imaginamos que aconteceram no mundo real.

Nosso debate também parte para questões sobre os tipos de biografia, que vão além de artistas famosos e abordam também políticos, pessoas menos conhecidas (como "O que te faz mais Forte") e filmes de outros gêneros. Há vários exemplos de filmes que contêm partes de biografia, mas que geralmente têm uma pegada mais de terror, comédia ou de ação. Será que "A Maldição da Casa Winchester" é uma biografia?

Você certamente já viu várias biografias e não pode perder esse debate. Então, dá o play!

Agradecemos a sintonia e, se você puder, convidamos você a comentar sobre o tema. Qual é sua biografia favorita do ano? Você considera filmes de outros gêneros baseados em fatos como biografias?

m cafe 5407e

Você também pode ouvir (e baixar) o Podcafé pelo nosso App para Android.

Ou então adicione o link do nosso feed RSS em seu app.

    Créditos

  • Com a participação de Fábio Jordão, Lu Belin, Thiago Moura, Carlos Augusto Ferraro
  • Editado por Thiago Moura
  • Texto por

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

DICAS DE FILMES SOBRE O TEMA

MAIS PODCAFÉ

COMENTÁRIOS

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.