Stan Lee - Café com Filme

Crítica do filme Oldboy | A Vingança é melhor servida na martelada

Oldboy” (2003) é um filme nota 10 no quesito técnico e temático. Ao lado de produções como “Clube da Luta”, “Seven - Os Sete Crimes Capitais” (1995), “Bad Boy Bubby” (1993), entre outros filmes nota máxima em minha concepção, o que me encanta nessas produções não é a violência, mas o fato de ser ofuscada por uma configuração de temas diversos mais relevantes do que a própria violência explícita.

Como já tenho afirmado comumente em reviews, não costumo ter palavras para descrever as produções que acho excelentes. Mas, Oldboy, não o filme americano de 2013, e sim a produção sul-coreana de 2003, tirou nota dez de duas formas: por ser o filme que mais me incomoda até hoje; e por me abrir os olhos para o cinema sul-coreano.

Sobre a primeira impressão, o tema da vingança não é levado simplesmente a sério, mas ao extremo do extremo, de forma que se perde até mesmo a noção semântica dessa palavra, tão clichê em outras artes como na literatura e no teatro, por exemplo. Sobre a segunda nota máxima, o cinema sul-coreano, devidamente descoberto aqui no Brasil lá pelo início deste século, vem conquistando cada vez mais espaço, sobretudo no último The Oscars, com a vitória de “Parasita”.

O tema clichê da vingança com ar de novidade

Oldboy tem basicamente tudo colocado na prateleira (na ordem e na posição corretas) de forma a dar o efeito de sentido da vingança e da culpa necessárias ao percurso narrativo de cada personagem. Assim, no plot narrativo, nada sobra, pois todo signo se adapta à história. Assim, a clareza temática da vingança se expande para outros subtemas: o remorso, a hipnose, o incesto, o perdão. Comecemos pela premissa.

Um rapaz (Dae-su Oh, interpretado por Min-sik Choi) é capturado sem explicação aparente e preso em um quarto, com acesso a tevê e cuidados pessoais por quinze anos, sem ter contato com nenhuma outra pessoa. O que me incomoda não é o fato de estar preso, mas o fato de não saber durante 180 meses ou 5400 dias o “porquê de estar ali”. Somente essa premissa seria suficiente para um plot interessante.

oldboy01 d7203

Repentinamente, Dae-su é solto em um lugar desconhecido. A partir desse ponto, irá buscar respostas, pois havia deixado um passado para trás: uma filha pequena, agora adulta. Ao iniciar a busca, as ações reveladoras vão acontecendo sem dar fôlego ao expectador, à medida que os temas mencionados vão encaixando na história de Dae-su, de sua filha e de um terceiro elemento, a ser revelado mais à frente na narrativa.

Esse elemento estabelece o encaixe temático completo com os temas mencionados, como um ciclo de vingança que se completa ao mesmo tempo em que anula o sujeito que buscava a vingança, por se tornar esta, de fato, o único motivo da vida do antagonista. Por isso, mencionei anteriormente a vingança no extremo do extremo, a ponto de anular o próprio sujeito que a cumpre.

Oldboy, um filme que não vai envelhecer

Sugiro que apenas assista a essa produção, que faz parte dos meus três filmes favoritos, a qual ainda vai demorar para sair desse pódio, por me incomodar a um ponto de ficarmos pensando dias sobre o filme. O seu final também é um show à parte, pois acreditamos que será vinculado a algo de extremo, mas não, ele fica no meio termo, como se fosse um “half measure” (meias medidas) para suportar a dor da verdade, ao mesmo tempo em que se deve conviver com certas ilusões.

Quer seja um grão de areia ou pedra, na água ambos afundam igualmente

No quesito violência, ela tem algo de novo (nas cenas longas de luta em plano sequência, com enquadramento em plano geral) e até mesmo um pouco de “torture porn” (tortura explícita), mas que tem sentido, pois se vincula ao excesso o qual mencionei, a partir de um personagem cuja ira não pode ser explicada por palavras, mas por ações que vão além da capacidade humana de compreensão. Enfim, parte do mote do filme é explicada em voz over (voice-over) por meio de um ditado: “quer seja um grão de areia ou pedra, na água ambos afundam igualmente” (Be it a stone or a grain of sand, in water they both sink).

oldboy02 638e0

No Rotten Tomatoes, Oldboy tem avaliação de 94% do público, a minha simplesmente seria 100%. Ao estudar mais sobre o filme, descobri que ele faz parte de uma trilogia da vingança, com mais duas produções, cada uma independente, as quais abordam a mesma temática, todos dirigidos pelo genial Chan-wook Park: “Sympathy for Mr. Vengeance” (2002) e “Lady Vingança” (2005).

Confira esta crítica também em vídeo:

Refletindo impactos da COVID-19, Oscar 2021 se rende ao domínio do streaming

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta segunda-feira (15 de março) os indicados ao Oscar 2021. refletindo um ano de cinemas fechados, a premiação é dominada pelos estúdios das plataformas de streaming, notadamente a Netflix — com 35 indicações — e a Amazon Studios (com 12), para se ter uma idéia da disparidade, a Netflix sozinha, possui mais indicações que a soma de quatro estúdios tradicionais: Warner (8 indicações), Disney (7 indicações), Focus Features (7 indicações) e Sony (6 indicações).

Mank, Os 7 de Chicago, Crip Camp, Destacamento Blood, Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars, Era uma Vez um Sonho, Rosa e Momo, A Voz Suprema do Blues, O Céu da Meia-Noite, Professor Polvo, A Caminho da Lua, Pieces of a Woman, Shaun o Carneiro – O Filme – A Fazenda contra-ataca e O Tigre Branco consolidam de vez a presença da Netflix dentro do circuito de premiações e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A ausência predominante dos grandes estúdios também pode revelar o motivo por trás do aumento da diversidade e representatividade das produções indicadas. 

Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennell (Bela Vingança) fazem história nos Oscar, que pela primeira vez indica duas mulheres para a categoria melhor direção. Além disso, Zhao também é a  primeira mulher não branca a ser indicada na categoria, e a primeira mulher a receber quatro indicações no mesmo ano, por direção, montagem, roteito adaptado e melhor filme. Enquanto isso, Fennel é a primeira mulher estreante a concorrer na categoria.

Para fugir de uma nova onda de hashtags evidenciando a falta de diversidade, a Academia parece ter revisto alguns conceitos e celebra o desempenho de artistas de diferentes origens étnicas, com nove indicações a atores e atrizes não brancos. Entre eles temos Steven Yeun primeiro americano de origem asiática indicado como melhor ator; Riz Ahmed, primeiro ator paquistanes a receber uma indicação; Chadwick Boseman, primeiro ator não branco a receber uma indicação póstuma; Viola Davis atriz negra com mais indicações ao Oscar; Youn Yuh-Jung, primeira sul-coreana a ser indicada; Daniel Kaluuya, Leslie Odom Jr.; LaKeith Stanfield e Andra Day

A 93ª Cerimônia do Oscar acontece no dia 25 de abril, mas com um formato e local indefinido. Por conta das restrições advindas da pandemia, o tradicional Dolby Theatre, em Hollywood pode dar lugar a Union Station — uma grande estação de trem no centro de Los Angeles que poderia receber convidados e manter distanciamento entre os participantes.

Confira todos os indicados ao Oscar 2021:

Melhor Filme

  • Meu Pai (David Parfitt, Jean-Louis Livi e Philippe Carcassonne - Trademark Films; Sony Pictures Classics)
  • Mank (Ceán Chaffin, Eric Roth e Douglas Urbanski - Netflix; Netflix)
  • Nomadland (Frances McDormand, Peter Spears, Mollye Asher, Dan Janvey e Chloé Zhao - Highwayman / Hear/Say / Cor Cordium; Searchlight Pictures)
  • Bela Vingança (Ben Browning, Ashley Fox, Emerald Fennell e Josey McNamara - LuckyChap Entertainment / FilmNation Entertainment; Focus Features)
  • Os 7 de Chicago (Marc Platt e Stuart Besser - Marc Platt Productions / Dreamworks Pictures; Netflix)
  • Minari - Em Busca da Felicidade (Christina Oh - Plan B; A24)
  • O Som do Silêncio (Bert Hamelinck e Sacha Ben Harroche - Amazon Studios)
  • Judas e o Messias Negro - (Shaka King, Charles D. King e Ryan Coogler - Warner Bros. Pictures)

Melhor Atriz

Melhor Ator

Melhor Atriz Coadjuvante

Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Direção

Melhor Roteiro Original

Melhor Roteiro Adaptado

Melhor Animação

  • Shaun o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-ataca - (Richard Phelan, Will Becher e Paul Kewley - Netflix / Aardman Animations / Anton Capital Entertainment)
  • Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica (Dan Scanlon e Kori Rae - Walt Disney Pictures / Pixar Animation Studios; Walt Disney Studios Motion Pictures)
  • A Caminho da Lua (Glen Keane, Gennie Rim e Peilin Chou - Netflix / Pearl Studio / Glen Keane Productions; Netflix)
  • Soul (Pete Docter e Dana Murray - Walt Disney Pictures / Pixar Animation Studios; Walt Disney Studios Motion Pictures)
  • Wolfwalkers (Tomm Moore, Ross Stewart, Paul Young e Stéphan Roelants - Cartoon Saloon / Melusine; Apple / GKIDS)

Melhor Filme Internacional

Melhor Documentário

  • Collective – Alexander Nanau e Bianca Oana
  • Crip Camp – Nicole Newnham, Jim LeBrecht e Sara Bolder
  • The Mole Agent – Maite Alberdi e Marcela Santibáñez
  • Professor Polvo – Pippa Ehrlich, James Reed e Craig Foster
  • Time – Garrett Bradley, Lauren Domino e Kellen Quinn

Melhor Documentário Curta-Metragem

  • Colette – Anthony Giacchino e Alice Doyard
  • A Concerto Is a Conversation – Ben Proudfoot e Kris Bowers
  • Do Not Split – Anders Hammer e Charlotte Cook
  • Hunger Ward – Skye Fitzgerald e Michael Shueuerman
  • A Love Song for Latasha – Sophia Nahali Allison e Janice Duncan

Melhor Curta-Metragem

  • Feeling Through – Doug Roland e Susan Ruzenski
  • The Letter Room – Elvira Lind e Sofia Sondervan
  • The Present – Farah Nabulsi
  • Two Distant Strangers – Travon Free e Martin Desmond Roe
  • White Eye – Tomer Shushan e Shira Hochman

Melhor Curta-Metragem de Animação

  • Burrow – Madeline Sharafian e Michael Capbarat
  • Genius Loci – Adrien Mérigeau e Amaury Ovise
  • If Anything Happens I Love You – Will McCormack e Michael Govier
  • Opera – Eric Oh
  • Yes-People – Gísli Darri Halldórsson e Arnar Gunnarsson

Melhor Trilha Sonora

Melhor Canção

Melhor Direção de Arte

Melhor Fotografia

Melhor Figurino

Melhor Maquiagem

Melhor Som

  • Greyhound: Na Mira do Inimigo – Warren Shaw, Michael Minkler, Beau Borders e David Wyman
  • Mank – Ren Klyce, Jeremy Molod, David Parker, Nathan Nance e Drew Kunin
  • Relatos do Mundo - Oliver Tarney, Mike Prestwood Smith, William Miller e John Pritchett
  • Soul – Ren Klyce, Coya Elliot e David Parker
  • O Som do Silêncio – Nicolas Barker, Jaime Baksht, Michelle Couttolenc, Carlos Cortes e Philip Bladh

Melhor Edição

Melhores Efeitos Visuais

  • Amor e Monstros – Matt Sloan, Genevieve Camilleri, Matt Everitt e Brian Cox
  • O Céu da Meia-Noite – Matthew Kasmir, Christopher Lawrence, Max Solomon e David Watkins
  • Mulan (2020) – Sean Faden, Anders Langlands, Seth Maury e Steve Ingram
  • O Grande Ivan – Nick Davis, Greg Fisher, Ben Jones e Santiago Colomo Martinez
  • Tenet - Andrew Jackson, David Lee, Andrew Lockley e Scott Fisher

Quarteto Fantástico (2005) | Trailer oficial e sinopse

Em Quarteto Fantástico, um desastre atinge uma nave espacial, fazendo com que seus quatro tripulantes sofram modificações em seu organismo de forma a ganharem poderes especiais. Reed Richards (Ioan Gruffudd), o líder do grupo, passa a ter a capacidade de esticar seu corpo feito borracha. Sue Storm (Jessica Alba), sua ex-namorada, ganha poderes que a permitem ficar invisível e criar campos de força. Johnny Storm (Chris Evans), irmão de Sue, pode aumentar o calor do seu corpo, enquanto que Ben Grimm (Michael Chiklis) tem seu corpo transformado em pedra e ganha uma força sobre-humana. Ao retornar à Terra após o acidente logo os novos poderes começam a se manifestar, fazendo com que todos tenham que se adaptar a eles e também à condição de celebridades que os poderes lhes trazem.

Mortal Kombat (2021) | Trailer legendado e sinopse

Em Mortal Kombat, o lutador de MMA Cole Young, acostumado a apanhar por dinheiro, não faz ideia da herança que carrega – ou por que o Imperador da Exoterra, Shang Tsung, enviou seu melhor guerreiro, Sub-Zero, um criomancer de outro mundo, para exterminar Cole.

Temendo pela segurança de sua família, Cole sai em busca de Sonya Blade por recomendação de Jax, um major das Forças Especiais que tem a mesma estranha marca de nascença na forma de dragão que Cole. Logo, ele se encontra no templo do Lorde Raiden, um Deus Ancião e protetor do reino da Terra, que acolhe aqueles que ostentam a marca.

Lá, Cole treina com os experientes guerreiros Liu Kang, Kung Lao e o mercenário vigarista Kano, à medida que se prepara para enfrentar, ao lado dos maiores campeões da Terra, inimigos oriundos da Exoterra em uma arriscada batalha pelo universo. Contudo, será que ele treinará o bastante para desbloquear sua arcana — o imenso poder que existe dentro de sua alma – a tempo não só de salvar sua família, mas também de vencer a Outworld de uma vez por todas?

Homem-Aranha 2 (2004) | Trailer legendado e sinopse

Em Homem-Aranha 2, após derrotar o Duende Verde, a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo. Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ser ele o Homem-Aranha, Peter continua escondendo o amor que sente e se mantém longe dela. Ao mesmo tempo precisa lidar com Harry (James Franco), seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo como sendo o assassino de seu pai. Além disso sua tia May (Rosemary Harris) passa por uma fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do sobrinho. Enquanto precisa lidar com seus problemas particulares Peter recebe ainda uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus (Alfred Molina), um homem que possui tentáculos presos ao corpo.

Ammonite | Trailer oficial e sinopse

Na Inglaterra de 1840, a aclamada — mas esquecida — caçadora de fósseis Mary Anning (Kate Winslet) trabalha sozinha na acidentada costa sul do pais. Com os dias de suas famosas descobertas para trás, ela agora procura fósseis comuns para vender aos turistas e sustentar a si mesma e a sua mãe doente.

Quando um visitante rico confia a Mary os cuidados de sua esposa Charlotte Murchison (Saoirse Ronan), ela não pode recusar sua oferta. Orgulhosa e implacavelmente apaixonada por seu trabalho, Mary inicialmente entra em conflito com seus convidados indesejados, mas apesar das distâncias entre suas classes sociais e personalidades, um intenso vínculo começa a se desenvolver, obrigando as duas mulheres a determinar a verdadeira natureza de seu relacionamento.