Oscar 2016: Críticas dos indicados a melhor filme e as apostas do Café

por
Edelson Werlish

26 de Fevereiro de 2016
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Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 16 min

"Nossa, o Oscar já é nesse domingo e eu ainda nem vi os filme tudo". Calma, não se desespere, caro leitor, o Café com Filme está aqui para te ajudar! Nossa equipe assistiu a todos os filmes das principais categorias e vai te dar nesse especial uma montão de informação sobre cada um deles, pra você fazer bonito quando for conversar com a galera na segunda-feira. Abaixo você encontra um resumo dos oito indicados a melhor filme, com links diretos para as críticas na íntegra. 

Além disso temos algumas apostas dos nossos editores nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado. 

Para conferir a lista completa com todas as categorias e se preparar para o domingo a noite, clique aqui. E se você quiser conferir a cobertura com nossos comentários na apresentação, siga o Café com Filme nas redes sociais!

Indicados a Melhor Filme de 2016

1) Mad Max - Estrada da Fúria 

 

Do clímax ao desfecho não tem como se decepcionar. Novos personagens surgem para mostrar que a resistência contra o sistema parte das mulheres que se mantiveram fortes, das jovens até as mais idosas. É tiro porrada e bomba para mostrar que sexo frágil é uma ova! Leia aqui a crítica completa.

2) O Regresso 

O Regresso é um filme de caráter xamânico. Iñárritu invoca audiovisualmente os quatro elementos e os espíritos das florestas para compor todo o desenrolar de seu longa. Água, fogo, terra e ar estão sempre presentes nas cenas e passagens de câmera, como se fossem um grande coadjuvante. Seja nas fagulhas queimando no vazio da noite ou na pitada do cachimbo, os aspectos naturais compõem diretamente a bela fotografia e o enredo da trama, ajudando a dar ritmo e movimento necessário para um longa de mais de duas horas e meia de duração. Leia aqui a crítica completa.

3) O Quarto de Jack

Jack é um menino de 5 anos que é cuidado por sua amada e devota mãe (Brie Larson) — que ele carinhosamente chama de Ma. Como toda boa mãe, ela se dedica em manter Jack feliz e seguro, cuidando dele com bondade e amor, e fazendo coisas típicas como brincar e contar histórias. O quarto é o lugar onde os dois vivem. É um ambiente de 10 m², onde eles estão presos. Apesar da situação complicada, Ma criou um universo para Jack dentro deste quarto. Aos poucos, Jack vai crescendo e sua curiosidade aumenta e, ao mesmo tempo, Ma arquiteta alguma forma de escapar deste local hostil. Leia aqui a crítica completa.

4) Spotlight - Segredos Revelados

 

Baseado na investigação verídica da equipe Spotlight, um grupo de jornalistas do Boston Globe especializados em escândalos, que revelou ao mundo o esquema global de molestação infantil e de acobertamento pela arquidiocese católica, o filme vem para tratar como se deu todo esse processo e como tal sujeira estava enraizada na igreja. Essa história inusitada roubou as manchetes lá em meados de 2002, mas somente agora o mundo tem a chance de acompanhar o caso em uma adaptação cinematográfica que retrata em detalhes boa parte dos acontecimentos. Leia aqui a crítica completa.

5) A Grande Aposta 

 

A Grande Aposta é, por sinal, muito bem dirigido e roteirizado. Adam McKay (Homem Formiga, Saturday Night Live), consegue conduzir tudo com muito bom humor e os textos, diálogos e a composição do filme são muito bem organizados e executados. Não é fácil falar sobre um assunto como a bolha imobiliária, convenhamos. Assim, o filme tinha tudo pra ser muito chato, mas não é. Se fosse mal roteirizado, nem o elenco milionário salvaria A Grande Aposta. Assim, talvez a fórmula de sucesso dessa produção seja uma pegada que muito tem de Onze Homens e Um Segredo – e todos os outros homens e os outros segredos. Leia aqui a crítica completa.

6) Ponte dos Espiões

 

Durante a Guerra Fria, a corrida armamentista entre as superpotências fez com que novas forças surgissem nos serviços de espionagem, e passou-se a investir pesado na coleta de informações de novas tecnologias em que o adversário pudesse ter desenvolvido. Tá, então é um filme de guerra? Sim e não. Sim, porque se passa no contexto de guerra e não, pois a história não é só focada nisso, e quase inexiste qualquer cena de ação explosiva (sorry para quem gosta de espionagem-ação, mas não fica triste, o Spectre tá aí!). Leia aqui a crítica completa.

7) Brooklyn

 

Impressionantes 125 nominações para prêmios nacionais e internacionais, entre elas três indicações ao Oscar – Melhor filme, Melhor Roteiro e Melhor Atriz, para Saoirse Ronan. Com essas credenciais, é de se esperar que "Brooklyn" seja uma produção no mínimo interessante. E é. No meu caso, foi preciso ver duas vezes esse longa dirigido por John Crowley para que eu conseguisse de fato enxergar a beleza do filme. Na primeira tentativa, achei o desenvolvimento muito lento, mas na segunda gostei bem mais e o ritmo não me incomodou nem um pouco. Leia aqui a crítica completa. 

8) Perdido em Marte

 

Para começar a lista de acertos de “Perdido em Marte”, o roteiro é bem fechado. Apesar de um começo um pouco corrido (mas que explica bem o contexto), percebemos bem o início da história, a construção da problemática, todo o percurso para resolver esse problema e a conclusão da história. Assim, o filme tem nexo e conteúdo, diferente de lançamentos deste ano – sim, estou falando de você, “Quarteto Fantástico”. Mesmo se tratando de uma história levemente futurista, o filme tem um aspecto bem pé no chão. Não temos celulares transparentes, sistemas operacionais que transcendem a existência ou qualquer outra coisa que afaste o filme da nossa realidade. Com isso, fica fácil torcer pelo personagem de Damon e, por consequência, fica mais fácil gostar do que é contado. Leia aqui a crítica completa.

Apostas do Café com Filme

Fábio Jordan

Melhor filme: Ponte dos Espiões

A escolha de "melhor filme" é algo muito relativo, já que depende tanto do repertório do espectador quanto da sintonia com o conteúdo apresentado. É complicado escolher entre tantos filmes de alta qualidade, mas "Ponte dos Espiões" foi um dos filmes que mais me cativou. Spielberg acertou a mão e o roteiro, bem como todos os detalhes da produção foram projetados com cautela. Uma trama envolvente e com ótimas atuações.

Melhor diretor: Alejandro G. Iñárritu

Novamente, a competição é dura, mas o senhor Iñárritu conseguiu me surpreender novamente. O trabalho do cineasta neste filme foi magistral, talvez porque ele também foi co-roteirista e, assim, conseguiu transportar todas as ideias brilhantes da história para a telona com cenas espetaculares. O diretor dança em meio as florestas e rios, deixando a plateia atenta a tudo que está sendo apresentado.

Melhor ator: Leonardo DiCaprio

"O Regresso" é um filme espetacular em todos os sentidos, mas a obra só ganha vida mesmo pelos esforços de DiCaprio. Outros indicados também fizeram grandes performances, mas DiCaprio foi visceral em seu papel. Sem precisar falar muito, mas mostrando todo seu domínio corporal, o astro simplesmente rouba as cenas e faz acontecer. É um dos melhores papeis da carreira dele!

Ps.: se Jacob Tremblay (de O Quarto de Jack) estivesse concorrendo, talvez minha escolha seria diferente.

Melhor atriz: Brie Larson

Falando em "Quarto de Jack", o filme só ganha dramaticidade graças ao bom trabalho de Brie Larson. A atriz consegue passar toda a angústia e tristeza de uma experiência traumática. Talvez, ela só não ganha tanto destaque por haver uma divisão bem definida no roteiro com Tremblay. 

Melhor ator coadjuvante: Mark Rylance

Tom Hanks é o guia de "Ponte dos Espiões", mas o filme fica ainda mais completo com a presença marcante de Mark Rylance. O ator dá uma de tímido em boa parte da trama e consegue até arrancar algumas risadas com diálogos e expressões sutis. Confesso que fiquei em dúvida entre Rylance e Hardy, mas ainda fico com o parceiro de Hanks.

Melhor atriz coadjuvante: Alicia Vikander

Eis aqui uma grande surpresa. O filme "A Garota Dinamarquesa" é espetacular e certamente Eddie Redmayne caiu muito bem no papel principal, mas Vikander rouba todas as cenas em que os dois estão participando. Talvez o roteiro tenha alguma tendência nesse sentido, mas, de qualquer forma, a performance da atriz é simplesmente absurda.

Melhor roteiro original: Ponte dos Espiões

Eu gosto de histórias complexas. Admito que "Spotlight" ficou entre meus favoritos, mas "Ponte dos Espiões" se mostrou mais amarrado e bem orientado, ainda mais por ser um filme histórico com muitos detalhes. As cenas tensas certamente colaboraram nesse sentido para minha escolha. Um ótimo trabalho de Matt Charman e dos irmãos Coen.

Melhor roteiro adaptado: A Grande Aposta

Eu já disse que gosto de histórias complexas? Pois é, gosto mesmo, mas algo tão complexo como "A Grande Aposta" não seria tão legal sem uma boa pincelada de humor e simplificação. Adam McKay (que também é diretor) e Charles Randolph conseguiram bolar um roteiro inteligente e divertido com uma trama bem atraente. Aposto minhas fichas!

Lu Belin

Melhor filme: O Regresso

Pelo conjunto. Particularmente, não foi meu preferido, mas o filme é uma inegável composição bem orquestrada de atuação, direção, fotografia e trilha sonora que deixa poucas chances para a concorrência.

Melhor diretor: Alejandro G. Iñárritu

Bem, se o filme é bem orquestrado, tem que ter um maestro por trás disso, né! O Iñarritu foi realmente brilhante pra conduzir a coisa toda.

Melhor ator: Leonardo DiCaprio

É um misto de aposta com torcida. Dessa vez ele mereceu, tadinho.

Melhor atriz: Brie Larson

Difícil, hein? Não achei que nenhuma das atrizes saiu em disparada na frente das outras. Minha aposta vai para a Brie Larson, porque gostei demais da atuação dela em O Quarto de Jack.

Melhor ator coadjuvante: Sylvester Stallone

Acho que o Oscar vai seguir a linha das outras premiações, nessa categoria. O Stallone está sensacional em Creed, um dos melhores trabalhos da carreira dele. Fora a importância do cara para o cinema.

Melhor atriz coadjuvante: Alicia Vikander

Não tem muito o que pensar, né? Alicia Vikander! Está maravilhosa em A Garota Dinamarquesa, tanto que rouba a cena da própria protagonista Lili.

Melhor roteiro original: Ponte dos Espiões

Tem bem a cara de filme de Oscar. Tem uma temática relevante e a narrativa é bem construída. Minha torcida vai pra Spotlight, no entanto.

Melhor roteiro adaptado: A Grande Aposta

Foi indicado em poucas categorias, mas é um filme bem bacana. E achei que o roteiro é a parte mais legal desse longa, que na verdade foi um boa surpresa.

Edelson Werlish

 Melhor filme: Spotlight

Porque, mesmo acreditando que O Regresso seja maior e mais completo no conjunto cinematográfico, Spotlight é o filme que merece ser premiado por lidar com diversas questão de importância no contexto atual, seja por sua história baseada em fatos reais, ou pela forma que aborda em seu roteiro passagens da evolução do jornalismo e das consequências do 11 de setembro. 

Melhor diretor: Alejandro González Iñárritu

O diretor mostra como nunca a qualidade de seu trabalho, nos mínimos detalhes, em O Regresso. Não é prepotente falar que sua gerência técnica beira a perfeição no filme, que une todas as categorias do audiovisual de forma harmônica e empolgante. 

Melhor ator: Leonardo DiCaprio

Parece ser unânime que este ano Leo vai ganhar o Oscar, do mesmo modo que é unânime que este não deveria ser o papel pelo qual o ator deveria ser premiado. Sem tirar o mérito de seu trabalho em O Regresso, mas outros, como O Lobo de Wall Street, foram bem mais merecidos.Porém, como a Acadêmia trabalha com a compensação, já está na hora de dar o homenzinho dourado para DiCaprio. 

Melhor atriz: Brie Larson

Mesmo com deslizes no roteiro, a emocionante história de O Quarto de Jack se sobressai com a atuação de seus interpretes. A atriz consegue passar toda a carga emotiva da mãe que precisa aprender a ser mãe, e emocionar todos nós ao mesmo tempo. 

Melhor ator coadjuvante: Sylvester Stallone

40 anos separaram o primeiro Rocky de Creed. Stallone foi indicado a melhor ator no primeiro filme da franquia, e agora te a chance e o mérito de coroar todo seu legado com o Oscar de coadjuvante. Totalmente merecido, visto que o ator consegue passar com maestria o cinturão para a próxima geração. 

Melhor atriz coadjuvante: Kate Winslet

O Globo de ouro já foi um dos indicativos para a premiação da atriz, que está incrível em sua performance em Steve Jobs. Além disso, seria um dos ápices da premiação ter Jack & Rose cada um com um Oscar na mão. 

Melhor roteiro original: Spotlight

As mesmas razões porque ele deve levar melhor filme: uma história bem escrita e que tem importância no contexto atual, mexendo com um assunto muito delicado. 

Melhor roteiro adaptado: A Grande Aposta

Uma adaptação da crise imobiliária norte-americana contada de uma forma tragicômica. Novamente entra na premiação por ser um assunto de importância na atualiadade. 

Douglas Ciriaco

Melhor filme: O Regresso

É a minha aposta porque é o mais grandioso dos concorrentes. É um filme completo, com excelentes atuações, ótima fotografia, figurino impecável e direção ainda mais aprimorada do Iñarritú. Acredito que a estatueta fica entre ele e “Spotlight”.

Melhor diretor: Alejandro González Iñárritu
Pela precisão da direção de “O Regresso”, acho difícil o Iñarritú não repetir o feito do ano passado e levar o Oscar para casa como melhor diretor.

Melhor ator: Desta vez vai: Leonardo DiCaprio

Teve a melhor atuação entre os concorrentes, com um trabalho de atuação baseado quase que exclusivamente nas expressões faciais, pouca fala. Se ele levar a estatueta, fica devendo também algumas cervejas para o Iñarritú.

Melhor atriz: A Jennifer Lawrence

Foi bem em “Joy” e é favorita, mas acho que Brie Larson merece mais. Ela conduz um papel difícil em um filme tenso, dramático, triste, um combo perfeito pro Oscar.

Melhor ator coadjuvante: Tom Hardy

Esta é a categoria mais bem representada, na minha opinião, com atuações realmente impecáveis e sem favoritos. Minha aposta é Tom Hardy, mas ficaria feliz também se o Mark Ruffalo levasse.

Melhor atriz coadjuvante: Alicia Vikander

Tinha uma grande expectativa em torno de “A Garota Dinamarquesa”, mas saí do cinema um pouco frustrado. O filme é bom, a história é comovente, mas eu esperava um pouco mais. A grande atuação do filme é a de Alicia Vikander, minha aposta como atriz coadjuvante.

Melhor roteiro original: Spotlight

É um filme redondinho, longo na medida certa e muito bem conduzido. A história é contada de forma leve e é a minha aposta para roteiro original.

Melhor roteiro adaptado: A Grande Aposta

É um filme para levar o Oscar de melhor filme e melhor direção, porém, acredito que a disputa acirrada deste ano deixa o filme longe de ambas as estatuetas. Mas acredito que leva como melhor roteiro adaptado.

Edelson Werlish

Andou na prancha, cuidado Godzilla vai te pegar!