Madrugada Sangrenta: evento para fãs de horror com a presença de Roger Corman

por
Thiago Moura

29 de Outubro de 2014
Fonte da imagem:
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

Entre os dias 29 de outubro e 1o de novembro, quando é festejado o Halloween (ou Dia das Bruxas), será realizada em Curitiba a terceira edição da Madrugada Sangrenta, evento que reúne apreciadores e realizadores do cinema de horror.

Durante quatro dias serão realizadas mostras de filmes, estreias de curtas-metragens (incluindo “O Saci” de José Mojica Marins, o Zé do Caixão), oficina de efeitos especiais com Rodrigo Aragão, palestras, concurso de roteiros, e terá como grande destaque a vinda do diretor e produtor norte-americano Roger Corman e da produtora executiva Julie Corman.

O evento também conta com a presença da atriz Guta Ruiz (de “Encarnação do Demônio” e “Bruna Surfistinha”), estrela da próxima produção da Moro Filmes em coprodução com a Vigor Mortis, com roteiro e direção de Paulo Biscaia Filho: “Devassos – Um Romance Snuff”. As atividades serão realizadas no Centro Cultural SESI – Casa Heitor Stocker de França e no Campus indústria FIEP.

Madrugada Sangrenta conta com mostras de filmes, estreias nacionais, palestras, lançamento de livro, oficina de efeitos especiais e um inédito concurso de roteiros de terror e suspense. Entre os convidados especiais também estão Julie Corman e Rodrigo Aragão.

Sobre Roger Corman

Aos 88 anos e ainda em plena atividade, Roger Corman conta com um impressionante e extenso currículo que contabiliza 56 filmes como diretor e 410 como produtor, além de ser roteirista e ator. Por muitos, é considerado como um dos grandes mestres do cinema independente.

Descobridor de novos talentos, foi responsável por lançar no mercado atores e diretores como Martin Scorcese, Francis Ford Coppola, James Cameron, Jonathan Demme, Monte Hellman, Joe Dante, John Sayles, Peter Bogdanovich, Curtis Hanson, Ron Howard, Robert De Niro, Jack Nicholson, Sandra Bullock, entre outros. Também foi o primeiro a distribuir nos Estados Unidos filmes de diretores que se tornaram cultuados, como Ingmar Bergman, François Truffaut, Federico Fellini e Akira Kurosawa.

Sua influência no cinema norte-americano é quase incalculável. Em 2009, seu esforço cinematográfico lhe rendeu um Oscar Honorário por “sua rica criação de filmes e cineastas”.

Madrugada Sangrenta 2014 com Roger Corman  Moro Filmes - Google Chrome

Com toda sua experiência, Roger Corman ministrará uma Master Class na tarde de 30 de outubro, em que falará sobre direção de filmes com baixo orçamento. O trabalho de Corman se completa com o de sua esposa, a produtora executiva Julie Corman, que tem mais de 40 filmes produzidos, incluindo “Sexy e Marginal”, de Martins Scorcese.

No dia seguinte ela fará um Keynote em que falará sobre o processo de distribuição de filmes fora do grande circuito hollywoodiano. Ambas as atividades do casal Corman na Madrugada Sangrenta visam o aprimoramento e incentivo aos realizadores do cinema de nicho no Brasil.

Roger Corman também ganhou uma mostra com quatro dos filmes mais conhecidos que dirigiu. Na noite de abertura será exibido “A Loja dos Horrores”, de 1960. Além de revelar Jack Nicholson, este filme confirma a habilidade do diretor em fazer filmes de baixo orçamento em tempo recorde: conta-se que foi filmado em apenas dois dias, em estúdio e cenários aproveitados de outros filmes. A programação segue nos dias seguintes com “A Mulher Vespa”, “O Solar Maldito” (baseado em um conto de Edgard Allan Poe, com Vincent Price no elenco) e “Frankeinstein – O Monstro das Trevas”.

Inscrições

Ainda há vagas para participar das atividades da Madrugada Sangrenta e os interessados podem se inscrever pelo novo site do evento (www.madrugadasangrenta.com.br). As credenciais de participação ganharam nomes de astros dos filmes de Roger Corman, como Vincent Price, Jack Nicholson e Raul Julia – no momento, a única disponível é a credencial Susan Cabot, estrela de “A Mulher Vespa”.

O investimento pode ser feito com as mais diversas formas de pagamento (com parcelamento, inclusive). Estudantes de qualquer curso e empresas associadas à SIAPAR ou à ABPI-TV têm desconto. As exibições de filmes são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Maiores informações podem ser encontradas no site oficial, assim como os endereços.

Thiago Moura

Curto as parada massa.